O cliente tem sempre razão, uma máxima assumida pelo comércio durante muito e muito tempo, mas que se vê subvertida actualmente e de várias maneiras.
Algumas variantes são:
- O gajo que se lixe desde que compre;
- A qualidade não é o mais importante desde que o preço seja alto, e se ele reclamar pedimos desculpa mas não devolvemos o dinheiro;
Esta última variante parece ser a actual politica da Activision, um dos mundialmente conhecidos produtores de jogos para computador e consolas.
Um dos títulos mais conhecidos da Activision é o jogo Guitar Hero. Este jogo, que se vende acompanhado de uma guitarra é um jogo que consiste em tocar várias musicas, sendo que, naturalmente, o som desempenha a função mais importante, uma vez que o grafismo até é relativamente simplista por não ser importante para o caso.
A última versão deste jogo disponibilizada ao público é Guitar Hero III, que conheceu versões PS2, PS3, Wii e Xbox 360. Ora com excepção da componente gráfica que varia de acordo com as capacidades das consolas em causa, mas que como já foi referido neste jogo não possui um papel de importância, não há motivos para que haja grandes diferenças na componente sonora. A musica é uma simples faixa de áudio, que quando reproduzida em stereo, desde que devidamente ligada a um amplificador externo é capaz de ser desdobrado em áudio 5.1.
Naturalmente que PS3 e Xbox podem melhorar essa componente ao emitir áudio AC3, mas o Dolby Pro-Logic é uma realidade em qualquer das consolas actualmente à venda, possuindo todas elas capacidade mais do que suficiente para realizar essa tarefa.
Ora quando o jogo foi lançado nas diversas consolas constataram-se várias realidades. A versão PS2 era a mais barata a 79 euros, com a versão da Wii a 89, e a da Xbox 360 e PS3 a 99 euros. Se a versão Xbox 360 e PS3 podem justificar o seu custo devido ao melhor grafismo (que aqui até nem interessa), capacidades áudio (que neste jogo importam e muito), e possibilidade de terem conteúdo extra descarregado da Internet; a versão da Wii face à versão PS2 apenas possui como extra o modo ONLINE.
No entanto, apesar de tal, estranha-se o seu maior custo. Dado todas as guitarras nesta versão do jogo serem wireless, constata-se que a versão PS3 e Xbox 360 necessitam de possuir no interior da mesma um emissor wireless para ligação à consola. A versão PS2 deverá inclusive ser a mais cara de produzir pois não só é necessário um emissor, mas igualmente um receptor que se liga na consola. Já a versão Wii acaba por ser a mais barata (apesar de mais completa), uma vez que possui um encaixe onde se liga e mete o Wiimote, servindo este como emissor sem fios. Este usa ainda o seu speaker quando falhamos uma nota emitindo um som de uma corda da guitarra a saltar. Ora falando nos custos de produção da guitarra a versão PS2 é sem dúvida a mais cara e a da Wii a mais barata de produzir, mas tal não se reflecte no preço.
Acontece ainda que a produção do jogo não decorreu da melhor forma para todas as consolas. Por um erro inacreditável, a versão Wii saiu com o som, a componente mais importante do jogo, em MONO. Sim, sim, em MONO, o glorioso standard sonoro que se impunha em 1970. Esta situação é gravosa por vários motivos uma vez que não só ninguém espera nos dias que correm comprar um produto actual em mono, mas também pelo facto de a Wii, ao contrário da PS3 e Xbox 360 não poder receber patches pela Internet. Naturalmente que a chuva de queixas não se fez esperar, mas o que fez a Activision? Será que se disponibilizou para trocar os produtos defeituosos, recolher o produto das prateleiras e substituir por outro corrigido?
NÃO! De inicio ignorou as queixas até que inundada de reclamações resolveu então vir dizer que estão a par do problema e a analisar a situação!
A situação piorou quando as queixas se referiram a publicidade enganosa por o jogo possuir o logo DOLBY PRO LOGIC na caixa. Tendo a empresa vindo a público com esta afirmação esperava-se que o lançamento europeu do jogo, ao se ter margem de manobra para tal, apresentasse uma versão corrigida do jogo. Mas o que fez a Activision? Corrigiu o problema?
Esta foi a questão que foi colocada aos distribuidores do jogo por intermédio da loja BEST GAMES de Barcelos. A resposta foi que não havia conhecimento de qualquer problema com o som para a versão Europeia. Então o que fez a Activision? Reparou o problema?
NÃO! A solução mais fácil foi retirar o logótipo DOLBY PRO LOGIC da caixa, de forma a não ser acusada de publicidade enganosa. A questão é que o tiro saiu-lhes pela culatra! Apesar de o logótipo ter sido removido da caixa, este ainda se encontra estampado de forma bem visível no DVD do jogo. Ora o símbolo da DOLBY não é exactamente algo que possa ser usado levianamente. Este símbolo é uma garantia de qualidade dada pelos laboratórios DOLBY, e para o produto poder ostentar o mesmo, este necessita de passar pelos testes internos do laboratório, o que nitidamente aqui não aconteceu. Esta atitude, de não corrigir o problema, continuando a impingir um produto defeituoso, enganando o cliente ao colocar um logótipo DOLBY não certificado que é depois removido da caixa para que ninguém se possa queixar, mas que continua estampado no DVD é nitidamente tomar o cliente por lorpa. Resolver o problema nada, e assim há que enganar o otário para que este continue a comprar.
Que saudades dos tempos em que o Cliente tinha sempre razão...
Sem comentários:
Enviar um comentário