segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Próxima Xbox poderá ser um PC Windows

A Microsoft parece querer aproximar a Xbox de um PC para jogos, fazendo com que a próxima geração da consola seja essencialmente um PC optimizado para jogos.

A Microsoft quer redefinir o conceito de consola com a próxima geração da Xbox, que deverá funcionar como um PC de gaming com Windows. O objectivo será combinar a simplicidade de uma consola com a liberdade de um computador, executando uma versão completa do Windows com uma interface optimizada para TV e com o estilo clássico da Xbox.

O grande destaque é a liberdade total de jogo. O novo hardware, equipado com um chip AMD personalizado para a MS, será capaz de correr toda a biblioteca de jogos Xbox, desde a consola original até à Series X|S, com tecnologias como Auto Super Resolution para melhorar os gráficos dos jogos mais antigos. Além disso, os utilizadores poderão sair da interface Xbox e aceder ao ambiente de trabalho completo do Windows, o que lhes dá acesso a jogos de outras plataformas como o Steam, Epic Games Store e Battle.net, fazendo com que não seja necessário ter um PC adicional para jogar jogos exclusivos de PC como League of Legends.

Outra mudança que será apreciada pelos jogadores é a eliminação da subscrição obrigatória para o modo multijogador online. A Microsoft pretende abolir o pagamento de serviços como o Xbox Live Gold ou o Game Pass Ultimate apenas para se poder jogar online com amigos, colocando a Xbox em pé de igualdade com o que é normal nos PC.
Esta visão cumpre finalmente o objectivo de levar o Windows para a sala de estar. A nova consola portátil Xbox Ally X acaba por funcionar como uma espécie de teste deste conceito. Quem desejar poderá manter-se na experiência simples de uso das consolas de "ligar e jogar" sem preocupações adicionais, mas com a vantagem adicional de poder aceder ao Windows completo sempre que quiser. O desafio estará no preço e na execução. A presidente da Xbox, Sarah Bond, já descreveu o projeto como uma "experiência premium", o que desde logo dá a entender um preço mais elevado que o das consolas tradicional.

Se conseguir concretizar esta visão, a nova Xbox poderá tornar-se a plataforma de gaming mais versátil de sempre, unindo o mundo das consolas e do PC num só sistema, com acesso à maior biblioteca de jogos da história. Mas para tal terá também que trabalhar muito dos fãs de longa data, que se têm sentido ignorados e menosprezados, especialmente depois do recente aumento de 50% da subscrição Game Pass Ultimate.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails