A Epic diz ter provas concretas do impacto dos "scare screens" usados pela Apple para assustar os utilizadores no complicado processo de instalar lojas alternativas.
A Epic Games voltou a criticar as práticas da Apple, usando como exemplo as mudanças feitas com o iOS 18.6. Segundo a empresa, o antigo processo de instalação de lojas de apps externas incluía "ecrãs de medo" que afastavam os utilizadores e dificultavam a concorrência na União Europeia.
Num comunicado, a criadora do popular Fortnite revelou que as desistências na instalação da Epic Games Store no iOS caíram de 65% para 25% depois de a Apple reduzir o processo de 15 para apenas 6 passos e de remover os avisos que sugeriam que instalar apps fora da App Store poderia ser perigoso. A taxa de sucesso aproxima-se agora da registada no Windows e macOS.
As alterações surgiram depois de a Comissão Europeia ter levantado preocupações em Abril, acusando a Apple de tornar "excessivamente confuso e complicado" o processo de instalar lojas alternativas, em violação do Digital Markets Act (DMA).
Apesar da melhoria, a Epic considera que as políticas da Apple continuam a ser anti-concorrenciais, relembrando coisas como as taxas adicionais Core Technology Fee, restrições impostas a developers que apoiem lojas rivais, e um processo de aprovação que influencia o design de apps e marketplaces concorrentes. Mas a Apple não é a única visada, a Epic Games relembra que a Google também é igual, com um igualmente processo de 12 passos no Android que leva a desistências em mais de metade das instalações da Epic Games Store.
quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário