A plataforma itch.io removeu os jogos para adultos da plataforma, dizendo que a isso foi obrigada devido a pressão dos sistemas de pagamento que utilizam.
A plataforma indie Itch.io deixou de mostrar conteúdos adultos nas páginas de pesquisa e navegação - embora alguns jogadores digam que a plataforma removeu os jogos que já tinham instalado - numa medida repentina que surge após pressão dos seus parceiros de pagamento. A decisão foi anunciada pelo fundador da plataforma, Leaf Corcoran, e está a gerar reacções negativas por parte de criadores e jogadores.
Corcoran explicou que garantir o processamento de pagamentos é essencial para que a plataforma continue a funcionar. Para isso, tornou-se necessário cumprir os requisitos legais e operacionais exigidos pelos parceiros financeiros, como a VISA e Mastercard, que têm políticas rigorosas em relação a conteúdos explícitos, mesmo que isso implique esconder ou restringir certos jogos. Situações semelhantes já levaram outras lojas digitais a remover conteúdos para adultos. Na origem do problema estará um campanha de um grupo "anti-pornografia", que tentou abolir um dos jogos para adultos (No Mercy) que tinha chegado à plataforma, e que não tendo sorte nos pedidos directos às plataformas, optou por direccionar as suas queixas para os servidos de pagamentos.
O problema maior, segundo os criadores, foi a falta de aviso. Muitos descobriram que os seus jogos tinham desaparecido das pesquisas sem qualquer notificação prévia, o que afectou tanto a visibilidade como as receitas. Apesar de os títulos comprados poderem ainda estar acessíveis, a plataforma não esclareceu essa questão de forma directa. O otch.io está agora a rever todo o seu conteúdo NSFW para garantir conformidade com as novas regras. Até lá, os jogos afectados vão continuar invisíveis nas pesquisas. No futuro, os criadores terão de confirmar que o seu conteúdo cumpre com as exigências dos parceiros de pagamento. O que é certo é que parece ficar garantido que os jogos para adultos terão que encontrar nova plataforma para se manterem viáveis e chegarem aos jogadores. Lembre-se que, no passado, outras plataformas também foram alvo de pressão pelas empresas de pagamentos, levando a que se virassem para as criptomoedas.
quinta-feira, 31 de julho de 2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário