segunda-feira, 30 de junho de 2025

O mistério das webcams na Nintendo Switch 2

Alguns fabricantes estão a preparar actualizações para tornar as suas webcams compatíveis com a Nintendo Switch 2.

Uma das novidades da Nintendo Switch 2 é permitir usar webcam para partilhar as sessões com amigos, mas muitos utilizadores descobriram que algumas webcams modernas não funcionavam com a consola enquanto modelos mais antigos funcionavam sem problema. Agora, as marcas Ugreen e Elgato dizem ter identificado a causa do problema e prometeram lançar actualizações de firmware para corrigir a situação.

A razão parece estar na forma como a Switch 2 escolhe o modo de funcionamento das câmaras ligadas por USB. Webcams mais recentes apresentam vários modos ao dispositivo, e a consola pode seleccionar um modo incompatível com o seu funcionamento. A solução da Elgato, por exemplo, passa por adicionar um modo de baixa resolução (480p a 30fps).
Mas o problema não é só a resolução. Segundo a Ugreen, para uma câmara funcionar com a Switch 2, esta não pode usar o protocolo HID, tem de estar configurada para transferência USB isócrona (menos exigente que modo Bulk), e não deve listar modos com menos de 30fps. Embora estas especificações não venham nas caixas dos produtos, podem ser verificadas com ferramentas como o USBView num PC.

A Ugreen confirmou que também irá actualizar várias das suas webcams nas próximas semanas, enquanto a Elgato planeia lançar actualizações para as Facecam MK.2 e Facecam Neo até ao final de Julho. A grande questão é se não seria mais adequado ser a Nintendo a lançar uma actualização para melhorar a compatibilidade com estas câmaras (e outras), reduzindo a frustração entre os seus clientes. Afinal, seria suposto que qualquer câmara USB standard funcionasse, o que claramente não é o caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails