O Windows 11 tornou-se na plataforma mais popular para jogos no Steam, ultrapassando o Windows 10.
Pela primeira vez desde o seu lançamento em 2021, o Windows 11 ultrapassou o Windows 10 como o sistema operativo mais popular entre os utilizadores do Steam. Este é um marco significativo para a Microsoft, que tem incentivado os utilizadores a passarem para o Windows 11 antes do fim do suporte do Windows 10 em Outubro de 2025.
De acordo com os dados do Steam em Agosto, o uso do Windows 11 subiu para 49%, um aumento de mais de 3% em relação aos 46% de Julho. Enquanto isso, o uso do Windows 10 caiu na mesma proporção, situando-se agora em 47%. O uso de macOS e Linux no Steam manteve-se estável durante este período.
Além do sector gaming, a adopção do Windows 11 tem crescido de forma constante. Segundo a StatCounter, a sua quota de mercado subiu de 23% em Julho de 2023 para quase 32% em Agosto de 2024. Apesar deste progresso, a transição para o Windows 11 tem sido mais lenta do que a do Windows 10, que atingiu 400 milhões de dispositivos activos num ano. O Windows 11 levou dois anos a alcançar o mesmo marco, em parte devido a requisitos de hardware mais exigentes, como a necessidade de um chip de segurança TPM e processadores mais recentes.
A MS também tem dificultado e fechado a porta a várias técnicas que permitem instalar o Windows 11 em PCs mais antigos, oficialmente não suportados, o que pode fazer com que alguns utilizadores se mantenham no Windows 10 até que se decidam a comprar um novo computador. A Microsoft planeia cobrar às empresas pela utilização prolongada do Windows 10 após o fim do suporte em Outubro de 2025, e o mesmo poderá ser feito também para os utilizadores domésticos, mas sem que a MS tenha ainda indicado quanto é que isso poderá custar-lhes.
terça-feira, 3 de setembro de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário