terça-feira, 16 de abril de 2024

Apple remove emulador de Game Boy da App Store

A Apple alterou as regras e passou a permitir emuladores de jogos na App Store, mas o primeiro a ser aprovado - iGBA - rapidamente foi removido.

Há muito que a Apple mantinha uma posição restritiva face à disponibilização de emuladores na App Store que permitissem carregar "ROMs", mas nas últimas semanas essa restrição foi removida, suspeitando-se que esteja relacionada com a obrigatoriedade de permitir app stores alternativas que poderiam atrair pessoas com a disponibilização desse tipo de apps. No entanto, o primeiro emulador a chegar após esta alteração não durou muito.

O iGBA é um emulador de Nintendo Game Boy, mas tão depressa apareceu na App Store como foi removido. E agora a Apple veio explicar porquê. Embora se suspeitasse que o problema pudesse estar relacionado com a app permitir correr jogos / ROMs piratas, na verdade o problema parece ter sido o facto do iGBA ser uma cópia do emulador open-source GBA4iOS, ao qual foi acrescentada publicidade, e que levou a uma queixa por parte do seu criador.

Isto significa que a Apple não tem "oficialmente" problemas com o facto das apps poderem correr ROMs pirateadas, o que faz prever que o assunto não vá ficar por aqui; especialmente tendo em conta que a Nintendo é bastante proactiva na perseguição de qualquer tipo de emulações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails