Uma actualização para a PS5 bloqueia o uso do Cronus Zen, um emulador de controladores frequentemente utilizado para fazer batota.
A actualização 24.01-08.60.00 para a PS5 vem com a habitual ronda de melhorias e correcções, mas a principal novidade é bloquear o uso do Cronus Zen.
O Cronus Zen é comercializado como sendo um "emulador de controladores", mas na prática a sua versatilidade permite ajustar os controlos de forma a obter vantagens excessivas em jogos, como aplicar macros para acções rápidas, reduzir o efeito de recoil das armas, ou permitir usar um teclado e rato fazendo-os passar por um gamepad - e com isso obter vantagens adicionais em jogos estilo FPS.
A Cronus está a alertar os clientes para não fazerem esta actualização na PS5 - que não é obrigatória - dizendo que por agora ainda não tem ideia se conseguirá actualizar os dispositivos para que voltem a funcionar nas PS5, nem se isso poderá demorar 24 horas ou 24 dias ou 24 meses.
A medida não deixa de ser drástica por parte da Sony, considerando que de facto existem usos legítimos para este tipo de emuladores de controladores. Idealmente, e tendo em conta que a Sony tem capacidade para os detectar, talvez não fosse má ideia impedir o seu uso em jogos multiplayer, mas permitir que fossem usados em jogos exclusivamente single-player. De resto, refira-se que isto não é um algo feito apenas pela Sony, e também a Xbox já aplicou bloqueio idêntico a controladores e acessórios não autorizados no final de Outubro de 2023.
sábado, 27 de janeiro de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário