domingo, 2 de abril de 2023

WD prepara cartão SSD para Xbox

Expandir a capacidade de armazenamento na Xbox vai passar a ter mais opções.

Ao contrário da Sony, que tem facilitado o processo de troca e expansão da capacidade nas PlayStation PS4 e PS5 utilizando SSDs standard, a MS optou por um sistema proprietário de SSDs em formato de "cartão". Isto facilita a sua utilização pelos utilizadores, que o podem encaixar na consola sem terem que a abrir, mas à custa de um preço significativamente mais elevado.

Neste momento apenas a Seagate disponibiliza cartões de expansão para a Xbox, com o cartão de 2TB a custar uns absurdos 447 euros(!), isto quando temos SSDs de 2TB PCIe 4.0 por menos de 150 euros. Mas finalmente, vamos passar a ter mais concorrência, com a chegada dos cartões de expansão da Xbox da Western Digital.

A WD pretende lançar a expansão de 1TB a um preço cerca de 40 euros abaixo da proposta da Seagate, o que ainda assim continuará a ser bastante penalizador face aos SSD standard, mas poderá abrir as portas a uma maior concorrência de preço - e, quem sabe, a que mais modelos de outras marcas surjam no mercado.
Refira-se que é possível utilizar um disco ou SSD USB externo com a Xbox, que permite ampliar a capacidade a custo reduzido, mas com algumas limitações. Os jogos das gerações mais recentes podem ser arquivados nestes discos externos mas não podem ser executados directamente a partir desse suporte, necessitando ser transferidos para a memória interna ou para um dos cartões de expansão.

E tendo em conta que, actualmente, os jogos facilmente podem superar os 100 GB, ter 1 TB de espaço numa consola já não é assim tão suficiente como se poderia pensar que fosse. Por diversas vezes já fui obrigado a apagar alguns jogos porque a consola não conseguia fazer uma actualização que obrigava a descarregar 40 ou 50 GB.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails