sábado, 11 de junho de 2022

Nvidia acelera ray-tracing em tempo real

A Nvidia tem uma nova técnica que acelera a geração de imagens ray-traced em tempo real.

O ray tracing é uma técnica que permite recriar imagens extremamente realistas, calculando o percurso de cada raio de luz numa cena gerada por computador, e que assim consegue replicar com exactidão coisas como reflexos. O problema é que é um processo demasiado complexo, que pode fazer com que uma única cena possa demorar horas, ou até semanas, a ser calculada. Por isso, mesmo com a assistência dos poderosos GPUs, a táctica corrente tem sido: fazer batota.

Em vez de se calcular o percurso da luz para todos os pixeis, seleccionam-se apenas uns poucos, resultando numa imagem pouco definida, que depois é processada por sistemas de machine learning de modo a recriar a imagem completa com base na informação disponível. Este último avanço da Nvidia permite que se obtenham bastantes mais pontos válidos para o mesmo tempo de processamento, o que permite melhorar consideravelmente a qualidade da imagem final - e permitindo que isso seja feito em tempo real nos GPUs actuais.
Com isto, torna-se possível lidar com cenas que tenham milhões de fontes de iluminação, dinâmicas, coisa que não era "aconselhável" até agora - a não ser que se tivesse acesso a hardware extremamente poderoso, ou bastante paciência para aguardar pelos resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails