terça-feira, 26 de abril de 2022

Sony PS5 com VRR

A Sony vau fazer chegar o modo de refresh rate variável (VRR) à PS5 esta semana.

Prometido há muito, a actualização que adiciona à PS5 o modo de refresh rate variável chegará esta semana.

Com este modo a consola poderá ajustar o refresh rate de forma dinâmica, para garantir uma maior fluidez nos jogos, sem que sejam perceptíveis as variações do frame rate no rendering quando ocorrem. Numa primeira fase os jogos que suportam este novo modo incluem: Astro's Playroom, Call of Duty: Vanguard, Call of Duty: Black Ops Cold War, Destiny 2, Devil May Cry 5 Special Edition, DIRT 5, Godfall, Marvel's Spider-Man Remastered, Marvel's Spider-Man: Miles Morales, Ratchet & Clank: Rift Apart, Resident Evil Village, Tiny Tina's Wonderlands, Tom Clancy's Rainbow Six Siege, e Tribes of Midgard; mas é também possível forçar este modo para todos os jogos - embora isso possa resultar em efeitos indesejados.
O mais estranho é que a Sony limitou este modo a funcionar apenas em televisores com HDMI 2.1, enquanto as rivais Xbox Series X/S (e até as Xbox One X/S) suportam o modo VRR em televisores HDMI 2.0, o que irá reduzir significativamente o número de jogadores que efectivamente poderá tirar partido deste modo.

8 comentários:

  1. A ultima frase é incorreta, e aliás nunca li nada semelhante, exceto aqui. Tvs de 2018 e 2019 com HDMI 2.0 estão a suportar o VRR. Pessoalmente tenho uma SAMSUNG Q70R de 2019, com quatro portas HDMI 2.0, que está a suportar o VRR sem problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que é indicado no próprio site da Sony: "VRR will automatically be enabled for supported games if your PS5 console is connected to an HDMI 2.1 VRR-compatible TV or PC monitor"

      Eliminar
    2. O HMDI 2.0 foi abandonado. Faz agora parte do HDMI 2.1 como um subset.
      O HDMI 2.1 trouxe uma série de novidades que se dividem em suas categorias. As que requerem largura de banda adicional, e as restantes.
      As que requerem largura de banda.adicionsl como o e-arc melhorado e as resoluções e fotogramas superiores só podem ser obtidos no HDMI 2.1. Tudo o resto é software e não requer maior largura de banda, podendo ser aplicado ao HDMi 2.0, motivo pelo qual este passou a estar integrado no HDMI 2.1.

      https://www.google.com/amp/s/mundoconectado.com.br/amp/noticias/v/22144/hdmi-20-e-renomeado-para-hdmi-21-o-que-muda-afinal

      O ALLM, o VRR, e muitas mais funcionalidades estão agora incluídos nos HDMI 2.0 (agora 2.1), desde que suportados pelo fabricante.

      Nesse sentido, e com o fim oficial do 2.0 que se íntegra agora como 2.1 para TVs de menor capacidade, o texto da Sony não poderia dizer outra coisa.

      Eliminar
    3. Podia pois, bastaria dizer apenas "compatível com os televisores que suportam VRR", sem especificar o HDMI 2.1. Ou clarificando que seria compatível com TVs com HDMI 2.0 que também suportam VRR.

      Isto para não entrar no poço sem fundo da confusão do HDMI 2.1, em que mesmo nas TV com 2.1 podem não suportar VRR.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Certo...
    Mas quantas pessoas sabem se a sua TV suporta VRR?
    Basicamente o suporte ao HDMI 2.1 garante-o. É mais simples de alcançar e informar dessa forma.
    Apesar de o 2.0 estar agora inserido no 2.1, e muitas TVs 2.1 serem na realidade 2.0, as TVs vendidas atualmente como 2.0 não tem essas capacidades. Para isso anunciam-se como 2.1, mesmo sendo 2.0. Já as antigas, vendidas como 2.0 só suportam VRR se a atualização for anunciado pelo vendedor
    A minha QE65Q70R é de 2019 e desde sempre teve suporte a Freesync (Basic e Ultimate - o VRR da PS5 é o Freesync Premium aka Ultimate), ALLM, QTR, E-ARC, QMS e Dynamic HDR.
    Eu comprei-a por isso mesmo, pois caso contrário teria de esperar pelo HDMI 2.1 real.

    PS: O comentário original tinha um erro, pelo que enviei segunda mensagem de correção optei por apagar ambas e mandar uma mensagem corrigida completa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é mesmo essa, que o HDMI 2.1 não garante nada, pois o VRR continua a ser de suporte opcional.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails