terça-feira, 27 de abril de 2021

Documentário Colette de jogo VR vence Oscar

Pela primeira vez, um documentário com origem na indústria dos jogos, venceu um Oscar, com Colette, criado pelo Oculus Studios (do FB) e Respawn Entertainment (da EA).

O documentário de 25 minutos ganhou o Oscar para melhor documentário de curta duração, acompanhando a história de Colette Marin-Catherine, que pertenceu à resistência francesa, agora com 92 anos. A parte curiosa é que este documentário foi criado para fazer parte do jogo VR Medal of Honor: Above and Beyond, que vai intercalando os momentos de jogo com histórias de guerra destes veteranos.

Durante muitos anos tivemos a indústria dos videojogos a adaptar filmes do cinema (com sucesso variado, desde jogos de qualidade aos jogos que apenas eram um isco do marketing para facturar mais uns euros); mais recentemente, começamos a ter um aumento da frequência da transposição em sentido inverso, com cada vez mais filmes e séries a serem adaptações de jogos de sucesso. E este Oscar acaba por ser um sinal que demonstra que a indústria dos videojogos nada fica a dever à indústria do cinema enquanto elemento de partilha de conhecimento e entretenimento.

O documentário está disponível no YouTube, e é de visionamento obrigatório para todos:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails