quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Xbox Series X acelera os jogos antigos


A Microsoft só tem permitido revelar informação sobre a nova Xbox Series X de forma faseada, mas desde já fica revelado que foi feita uma forte aposta para garantir que todos os jogos existentes da Xbox One / One X irão receber melhorias automáticas.

Embora todos estejam a aguardar pelos jogos feitos de raiz para esta nova geração de consolas, é também importante não esquecer a importância do vasto catálogo de jogos existentes que muitos dos compradores irão querer transferir das suas Xbox One para a nova Series X. E felizmente, isso não ficou esquecido.

Praticamente todos os jogos actuais poderão ser melhorados automaticamente na Series X, com muitos deles a passarem dos 4K a 30 fps para os 4K a 60 fps sem qualquer problema - e estamos a falar apenas do modo de compatibilidade, sem serem ainda alterações específicas para tirar total partido das novas capacidades.


Quanto ao outro aspecto que promete ser revolucionário, nos tempos de carregamento, temos também melhorias substanciais, mas que em muitos casos ainda estão longe de ser os tempos instantâneos que seriam desejáveis.

Em jogos como The Outer Worlds, a frustrante espera de 27 segundos numa Xbox One X reduz-se para meros 6 segundos; e em Sea of Thieves e War Frame os tempos reduzem-se em 1 minuto(!), passando para 20 e 25 segundos respectivamente. No entanto, jogos como Red Dead Redemption 2 e No Man's Sky continuam a demorar 52 segundos e 1 minuto e 27 segundos - que mesmo sendo bastante mais rápidos que na Xbox One X, continuam a ser demasiado demorados.

... Ainda falta ver como serão os jogos feitos de raiz para a Series X, tirando partido das novidades como o acesso directo ao SSD por parte do GPU.

Temos também o Quick Resume, que guarda um snapshot do estado de múltiplos jogos, permitindo retomá-lo numa dezena de segundos, e que no caso destes jogos da geração anterior, permite manter cerca de 5 ou 6 jogos prontos a serem retomados de forma rápida. E outro aspecto que importa frisar... a Xbox Series X é bastante mais silenciosa (espero que o drive óptico também o seja, para aqueles que a quiserem usar como leitor Blu-ray 4K).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails