sábado, 28 de março de 2020

Apple limita jogos em streaming na App Store


A Apple volta a ser criticada por limitar o acesso da concorrência aos iPhones e iPads, ao impor regras anti-competitivas na App Store, como a que impede a presença de serviços de streaming de jogos.

A Apple estabeleceu que não são permitidas apps que façam o streaming de jogos da cloud, com isso impedindo que serviços como o Google Stadia ou GeForce Now estejam presentes na App Store, ou que cheguem de forma bastante limitada (o xCloud da Microsoft, em modo preview, apenas disponibiliza um único jogo no iOS face a cerca de uma centena em Android).

O caso da app Stadia da Google torna-se ainda mais caricato, pois a app está disponível na App Store, mas avisa desde logo os utilizadores:

"The Stadia app allows you to set up and manage Stadia across compatible devices. You can’t use the Stadia app to play games directly on an iOS device, but you can use the app to manage Stadia on other devices."

Ou seja, a app permite fazer a gestão do serviço, mas não jogar directamente num iPhone ou iPad, como se esperaria de um serviço de streaming de jogos cuja vantagem seria precisamente a de poder ser jogado em qualquer dispositivo.


Até serviços que façam concorrência directa ao serviço de subscrição Apple Arcade têm a vida complicada. O GameClub, dedicado a re-edições de jogos clássicos do iOS que foram ficando "abandonados", está disponível... mas foi rejeitado 127 vezes(!) pela Apple antes de conseguir entrar na App Store. Na prática, quase parece ter sido aprovado apenas para que a Apple o possa usar como desculpa: "Vêem? É possível e temos concorrência!"

Há que salientar que, ainda por cima, e ao contrário do que acontece no Android - onde developers e utilizadores que não queiram seguir as regras da Play Store da Google, podem sempre instalar manualmente as apps que desejarem, incluindo app stores alternativas - no iOS a Apple não permite essa opção.

Pode ser que com este caso se fique mais perto de ver a Apple ser forçada a permitir essa instalação de apps externas à App Store...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails