domingo, 20 de maio de 2018

Xbox Adaptive Controller dá salto gigante na acessibilidade dos jogos

A Microsoft ouviu os pedidos de jogadores e associações que pediam uma forma mais versátil e adaptativa para poderem jogar na Xbox One e PCs, e apresentou o novo Xbox Adaptive Controller.

Não é Natal, mas bem que poderia ser, tal é a prenda que a Microsoft está a dar a todas as pessoas que até agora tinham imensas dificuldades, ou estavam impossibilitados, de fazer algo tão simples quanto pegar num gamepad para jogarem um jogo na sua Xbox. Os gamepads tornaram-se no interface mais comum para interagir com as consolas de jogos, e ocasionalmente lá temos algumas pessoas que dão uso a um volante, ou rato e teclado; mas mesmo isso não são métodos que possam ser utilizados por todos, daí este novo controlador.

O Xbox Adaptive Controller é um controlador criado de raiz para facilitar a vida a todos os jogadores com necessidades especiais - e arrisco-me a dizer que irá ser utilizado para muito mais que os jogos.
À primeira vista, este controlador de aspecto minimalista parece não ter nada de especial, contando com um pequeno D-pad num dos cantos e dois botões de grandes dimensões... até olharmos para a parte traseira. É aí que encontramos 19 fichas de 3.5mm que permitem que qualquer uma das funções de um gamepad tradicional da Xbox possa ser efectuada por uma infinidade de dispositivos externos à medida de cada utilizador.

Por exemplo, querem que o movimento para a esquerda e direita seja feito por pedais nos pés da pessoa? Sem problema. E o mesmo se aplica a qualquer outra função e qualquer outro método de actuação, tornando-o no mais versátil controlador de jogos (e de input em geral) de todos os tempos.


As suas potencialidades são imensas e irão abrir o mundo dos jogos (e não só) a toda uma comunidade que até aqui tinha enormes dificuldades para o fazer, ou que era obrigada a recorrer a periféricos com preços exorbitantes.

O Xbox Adaptive Controller vai estar disponível por $100, e combinado com a funcionalidade copilot da Xbox One, que permite que duas pessoas possam usar dois controladores como se fosse apenas um, vai ser seguramente um sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails