sábado, 3 de setembro de 2016

Denuvo volta a ser crackado no jogo INSIDE


As esperanças dos editores de jogos de que o Denuvo fosse à prova de hackers estão a desmoronar-se como um castelo de cartas, com mais um jogo a demonstrar que o sistema pode afinal ser crackado com facilidade.

O Denuvo foi, durante muitos meses, considerado o sistema perfeito de protecção de jogos, impedindo que surgissem versões pirata dos mesmos na internet; tendo apenas que enfrentar alguns rumores de que os hackers estariam a trabalhar no assunto. Rumores prontamente ignorados e desprezados, até que por fim surgiu finalmente uma cópia pirata do Rise of the Tomb Raider.

Ainda assim, a esperança de que o sistema tivesse eficácia manteve-se. Afinal, a versão pirata do jogo demorou seis meses a chegar, o que permitia manter o propósito de impedir cópias piratas durante a fase mais lucrativa do lançamento de um jogo. Se a protecção de cada jogo demorasse 6 meses a crackar, seria algo com que os produtores aceitariam de bom grado... só que não é o caso.

O jogo INSIDE é um dos mais aguardados do ano, e embora também conte com a protecção Denuvo, surge na internet em versão pirata poucas semanas após o seu lançamento - havendo quem diga que até poderia ter surgido mais cedo, e que o jogo foi crackado em apenas duas semanas, mas que optaram por adiar estrategicamente o seu lançamento (ou que estiveram a certificar-se de que não haveria mais nenhum sistema anti-pirataria escondido algures no meio do jogo.).

O que importa reter é que os editores de jogos deveriam, de uma vez por todas, acabar com a treta do DRM que - como fica mais uma vez demonstrado - não serve para nada. Poupem os euros que gastam a sustentar empresas como a Denuvo, e invistam-nos em criar mais e melhores jogos. Se calhar, se poupassem o dinheiro gasto no Denuvo, muitos dos jogos poderiam ter oferecido os DLCs gratuitamente em vez de cobrarem por eles. :P

Dito isto, penso que nem será necessário dizê-lo: o Inside é um jogo que custa €19,90 no Steam, e que vale todo e cada cêntimo, pelo que se o quiserem jogar, joguem o original - ou então não o joguem (se todos fizessem boicote e não comprassem qualquer jogo que use o Denuvo, certamente a coisa mudaria bem rapidamente!)

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails