terça-feira, 4 de novembro de 2014

Internet Arcade disponibiliza centenas de clássicos para jogares no browser


Quem tiver nascido numa altura em que nomes como PlayStation e Xbox já faziam parta da rotina doméstica terá dificuldade em compreender como é que se poderiam perder horas a jogar em máquinas que apenas nos apresentavam uns poucos pixeis a movimentar-se no ecrã, e que a custo lá se conseguiam interpretar como sendo aviões, carros, inimigos, ou mil e uma outras coisas - mas para quem cresceu a gastar moedas nestas máquinas... alguns destes jogos ocuparão certamente um lugar bem especial nas suas memórias - e que agora poderão reviver directamente no browser à custa do Internet Arcade Archive.

Este projecto Internet Arcade junta-se ao Internet Archive com o objectivo de preservar estas "lendas" das máquinas arcade (e também alguns dos jogos que provavelmente muitos não se importariam de ver esquecidos :) e que na sua altura nos faziam "delirar" com a sua jogabilidade, sons e gráficos. Algo que agora pode ser recriado dentro dos nossos browsers por via do emulador JSMESS (JavaScript Mess), e para o qual é recomendado a utilização do Firefox para os melhores resultados, embora deva funcionar em todos os outros browsers.

Quanto às instruções, não há muito a dizer: a tecla 5 insere uma moeda, o 1 e 2 serve para escolher 1 ou 2 players; e depois têm as teclas de cursor e ALT para as coisas básicas, sendo que tudo o mais terão que ir testando até dar com o que pretendem. (Claro que nos jogos em que os controladores não eram um joystick direccional e botões, lá terão que se ir desenrascando da melhor forma que conseguirem - e vem-me à memória a fantástica trackball gigante do Missile Command. :)

E vocês... qual é o primeiro jogo arcade que vos vem à memória, e que irão procurar neste arquivo? :)
(Eu era fascinado pelo Missile Command, mas o jogo arcade que uns anos mais tarde me fez passar horas a olhar para o ecrã foi mesmo o mítico OutRun com os seus gráficos de velocidade alucinante, o seu "cockpit", e as suas fabulosas músicas.)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails