segunda-feira, 24 de março de 2014

Google quer facilitar jogos multiplayer entre Android e iOS


Hoje vivemos num mundo em que cada vez maior parte da nossa vida está acessível a partir de todo o lado na cloud, de onde podemos aceder aos nossos conteúdos nos computadores, smartphones, tablets, televisores, etc. Por isso, torna-se cada vez mais ridículo que quando se pegue num jogo multiplayer que existe para diferentes plataformas se esteja limitado a jogar com apenas quem tem um dispositivo idêntico. O Google quer mudar isso, e facilita a vida aos developers para permitir uma fácil interacção entre plataformas.

Não gostariam de pegar num jogo que têm num Android e poderem jogar com um amigo que o tem no seu iPhone? O Google vai disponibilizar o seu ser serviço de jogos multiplayer também para as plataformas iOS (embora já existisse actualmente, estava limitado ao suporte de tabelas de classificação e achievements), permitindo uma fácil comunicação de jogos multiplayer entre ambas as plataformas.

Refira-se que isto é algo que não é só o Google que está a fazer. Também a Microsoft tem apostado no seu Xbox Live como plataforma para jogos multiplayer em todas as plataformas, procurando dar uso ao enorme peso do universo Xbox neste segmento.

Independentemente do serviço utilizado, o que nos interessa é que se deixe de estar a viver em "mundos isolados" quando se fala de jogos multiplayer (e já nem entro na questão de que a compra de um jogo numa plataforma deveria dar acesso ao mesmo nas restantes... pois cada vez mais se coloca o problema de termos Androids, iOS, PCs, Macs, etc. e se quisermos jogar o mesmo jogo em todos eles teremos que comprar múltiplas versões em separado). Claro que isto não evita a velha questão de que há fronteiras que interessa manter (como os jogos PC jogados com rato+teclado vs gamepad nas consolas), mas isso é outro assunto.

De qualquer modo, para relembrar o peso que as plataformas mobile vão tendo nos jogos, o Asphalt 8 para iOS ganhou agora a capacidade de fazer o streaming do vosso jogo para o Twitch, incluindo uma janela com gravação da câmara frontal para que possam fazer o vosso comentário - ou riso maquiavélico quando vencem os vossos oponentes! :)

[via Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails