terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tomb Raider a 60fps na PS4 e 30fps na Xbox One


As guerras continuam sobre as capacidades do hardware da Xbox One vs PS4, e o novo Tomb Raider apenas vem alimentar ainda mais a polémica. A versão Definitive Edition com gráficos melhorados corre na Sony PS4 em Full HD a 60fps enquanto na Xbox One parece estar limitada a 30fps.

Nem vamos por em causa a superioridade de um framerate superior nos jogos, onde os 60fps são considerados o ideal (lá chegaremos ao tempo em que os ecrãs de 144Hz elevarão essa fasquia), mas há outros factores que também têm que ser considerados. Embora a versão PS4 tenha um framerate superior, está também sujeita a maiores variações, oscilando entre os 60fps e os 33fps (praticamente metade, no pior caso possível) ficando com uma média de 50.98fps. Na Xbox, o framerate mantém-se praticamente inalterado nos 30fps (mesmo se nalguns casos chegou aos 24fps), e mantendo uma média de 29,84fps.

Mesmo se a superioridade do hardware da PS4 neste caso é indiscutível, haverá pessoas para quem será visualmente mais agradável jogar um jogo com um framerate mais constante e outras para quem a fluidez acrescida - mas sujeita a maior variabilidade - será melhor. Como é referido no artigo de análise destes framerates: o ideal seria os developers deixarem os jogadores escolherem nas configurações de jogo se preferem jogar com o framerate limitado ou não.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails