quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Candy Crush afunda CandySwipe comprando marca registada anterior


Não escondo que tenho um certo ódio de estimação por toda e qualquer empresa de jogos que, depois de copiar conceitos de jogos já existentes, usa a sua dimensão para obliterar por completo todos aqueles que usam o mesmo formato de jogos. No caso do Candy Crush Saga, cujos criadores - a King - acham estar no direito de registar a palavra Candy e perseguir todos os jogos e apps que a utilizem, a coisa parecia ter um fim feliz à vista... mas uma vez mais o dinheiro falou mais alto.

O "trunfo" era uma app chamada CandySwipe, que não só tem a particularidade de ter a palavra Candy no nome e ter um formato de jogo idêntico ao do Candy Crush... como tinha algo ainda mais interessante para o caso: enquanto que o mediático jogo Candy Crush Saha foi lançado em 2012, o CandySwipe é um jogo de 2010!

Para além do mesmo formato de jogo, podemos também encontrar várias "inspirações" que pelo menos colocam a dúvida sobre a validade do Candy Crush Saga se querer fazer passar por um jogo original:

O criador do jogo CandySwipe teve o bom senso de registar a marca CandySwipe para proteger a sua app, e quando viu esta tentativa da King em registar a palavra Candy, preparou-se para fazer valer o seu próprio registo e invalidá-la. Só que infelizmente a coisa não correu como o esperado...

A King comprou os direitos sobre uma marca registada anterior "Candy Crusher" que deverá abranger programas e apps e que remonta a 2004, e pretende utilizá-la para invalidar o registo e reclamação do CandySwipe. E como é de esperar, um pequeno developer independente não terá grandes hipóteses de enfrentar um gigante da indústria.

Mais um caso onde nem sempre o que é mais justo ou correcto vence, e onde todos podemos/devemos fazer aquilo que nos compete. No meu caso, tal como simplesmente desinstalei e bani completamente qualquer jogo da Zynga, passarei a fazer o mesmo com todo e qualquer jogo da King. Não por ter qualquer coisa contra o sucesso de uma empresa que cresceu e se tornou um gigante... mas sim por não conseguir suportar as atitudes de total arrogância e desprezo que tomam perante aqueles que por um qualquer motivo se atravessam no seu caminho.

[republicado do Aberto até de Madrugada]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails