sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Os "Jogos" Lineares

Fico feliz por ver que não sou o único a ficar algo incomodado com a tendência de muitos jogos nos tornarem em meros espectadores que - de vez em quando - lá têm oportunidade de clicar nuns botões, que nos casos mais caricatos nos são indicados pelo próprio jogo.


No século passado, os jogos iam evoluindo e aproveitando todo e cada "byte" disponibilizado pelo hardware sempre mais potente, para crescerem e nos apresentarem mundos cada vez maiores. Hoje em dia, por muito espectaculares que sejam os gráficos... parecemos estar a assistir a um filme interactivo sobre o qual não temos qualquer controlo.

É certo que jogos lineares sempre existiram, e que também temos jogos "open-world" excelentes nos dias de hoje. Mas para algumas das séries mais populares, como CoD, Battlefield, e outros... a ilusão de um mundo aberto não passa disso mesmo: de uma ilusão. Ora tentem sair do caminho que é suposto seguirem; ora tentem mudar o percurso dos acontecimentos... são coisas impossíveis, e que considerando o hardware actualmente disponível, deveriam ser muito melhor explorados.

O Battlefield orgulha-se de ter os cenários completamente destrutíveis e coisa e tal... mas, e se não quiserem matar um inimigo em determinada missão, porque motivo recebem um "mission failed" em vez de originar uma nova sequência de acontecimentos que poderá terminar numa vitória dos inimigos, ou de missões adicionais para tentarem corrigir o problema?

Há muito ainda por fazer nos videojogos... e espero que agora com as novas consolas e o fim da desculpa de que "o hardware é limitado", se comecem a ver resultados...


O seguinte nível mostra-nos um caso exemplar... poderemos dizer realmente que isto é um "jogo"? Ou melhor seria descrito como um filme interactivo (por vezes)?

1 comentário:

  1. Boa, lá fui jogar freedom eu que já quase não jogo jogos, isto sim eram jogos......

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails