sábado, 7 de setembro de 2013

Rfactor 2 Racing Sim


Há quem goste de jogar jogos de corridas onde os carros se comportam como brinquedos simulados capazes de todo o tipo de peripécias e comportamentos irrealistas. Os jogos de corridas ditos "arcade" poderão proporcionar infindáveis horas de divertimento e distracção. Mas há todo um outro grupo de jogadores que gosta de usar a potência dos computadores actuais para se aventurar num mundo completamente diferente... o dos verdadeiros simuladores de corridas, habitualmente conhecidos como "Sim Racing" ou "Racing Sim".

Tal como temos programas que se encarregam de modelar com precisão todos os elementos de um avião e se comportam tal como um avião se comportaria na realidade; há também quem faça o mesmo para os carros de corrida.

Este Rfactor é um dos simuladores mais populares (podes experimentá-lo nas instalações da GT Competizione espalhadas pelos país), e que na sua versão 2, oferece gráficos ainda mais atractivos.



Mas não se deixem enganar pelas imagens... aqui o verdadeiro segredo está na física e simulação de todos os elementos, que vão ao ponto de considerar o relevo da estrada, a força que a aceleração ou travagem exerce sobre o volante, a temperatura dos pneus e componentes mecânicos, a humidade na pista (incluindo os "corredores" mais secos com a passagem dos carros), e tudo o mais que se puderem lembrar.

Tentar conduzir num jogo destes como fazem num jogo tipo "Need for Speed" é coisa que terá forçosamente que acabar em risos... ou choros. Mas se gostam realmente de competir e gostavam de ter uma sensação mais aproximada do que seria conduzir um bólide real... aconselho a que percam algum tempo com um destes simuladores... pelo menos até começarem a "sentir" tudo aquilo que se passa por trás dos pixeis que nos são apresentados no ecrã. Vão ver que vale bem a pena! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails