sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Jogar Starcraft faz bem ao Cérebro


Da  próxima vez que alguém vos disser para pararam de perder tempo com jogos no computador, podem dizer-lhes que não sabem do que falam e que na verdade estão a treinar o vosso cérebro. Para algumas pessoas, os jogos são algo de violento que apenas incita a que se peguem em armas e se matem inocentes numa escola. Mas segundo um estudo de investigadores, jogar níveis mais complexo do Starcraft 2, onde se tenham que gerir coisas que ficam "fora do ecrã", pode aumentar a flexibilidade cognitiva. Isto é, o cérebro fica mais apto a lidar com situações em constante alteração.

Mas, não pensem que estes benefícios acontecem com todo e qualquer jogo. Um jogo onde tenham que clicar "estupidamente" no ecrã sem qualquer objectivo a não ser o de perder tempo não irá fazer milagres pelos vossos neurónios (se calhar até tem o efeito oposto). Para terem melhorias precisam de jogos de estratégia, que obriguem a pensar, a avaliar continuamente o que os inimigos poderão estar a fazer, a conceber estratégias e estar pronto a reagir a todas as variações.

... Portanto, não se preocupem se daqui por uns anos fizer parte da rotina diária começar um dia de trabalho com uma sessão de Starcraft logo pela manhã para colocar o cérebro em funcionamento. Era da maneira que até incentivava as pessoas a chegarem a horas ao trabalho. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails