domingo, 23 de setembro de 2012

Nintendo Wii U tem CPU "Lento"?


A Nintendo Wii U ainda não chegou ao mercado, mas há developers que já apontam algumas potenciais falhas que poderão restringir desde já as possibilidades da nova consola poder fazer face às necessidades dos jogos da próxima geração.

É que embora a Wii U seja capaz de fazer rodar jogos em FullHD 1080p a 60fps graças ao seu novo GPU, a nível de CPU e potência de processamento... está apenas ao nível de uma Xbox 360 ou PS3. Uma limitação que não afectará jogos que dependam apenas de qualidade "gráfica", mas que pode causar dores de cabeça assim que o número de elementos no ecrã começa a aumentar, ou as necessidades de processamento sejam mais exigentes.

Sabendo-se que uma consola é um equipamento que se pretende que dure vários anos... parece-me estranho que a Nintendo tenha decidido "poupar" no CPU, e assim limitar à partida o que poderá ser feito.

Parte da explicação poderá estar no facto do GPU estar também preparado para auxiliar o processamento "genérico", e assim aliviar a dependência no CPU, mas... isso poderá ser algo que complicará a vida aos developers, que cada vez mais vão dependendo da assistência de ferramentas automáticas de conversão dos seus jogos de umas plataformas para as outras, e que se assim tiverem um sistema pensado para depender da potência do CPU noutras plataformas... aqui terão trabalho extra a retrabalhar todo o sistema: ou então borrifarem-se para isso e apresentar jogos com qualidade inferior ao que poderia ser conseguido.


Por exemplo, mesmo sendo capaz de correr jogos como o CoD Black Ops 2 - como se pode ver no vídeo que se segue - suspeita-se que não vá ser capaz de suportar todas as funcionalidades do próximo Unreal Engine 4. Por outro lado, a Wii U vai ter o avanço de 1 ano (pelo menos) face às sucessoras da Xbox 360 e PS3... e vamos ter muito tempo para ver que tal ela se comporta.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails