terça-feira, 5 de junho de 2012

Nintendo [E3]


A Nintendo já fez a sua apresentação na E3, e como seria de esperar a nova Wii U e o seu controlador com ecrã touchscreen foram o ponto de atração principal.



A Nintendo quer-se focar em três áreas fundamentais com a Wii U: os jogos, a componente social, e o entretenimento. E para isso comoeçou por nos apresentar em detalhe o GamePad da Wii U - sendo que a consola afinal suporta dois destes controladores com ecrã em simultâneo (inicialmente  a Nintendo tinha dito que seria apenas um) mas... ao usar dois controladores, o framerate ficará limitado a um máximo de 30fps - parece-me que a Nintendo está a "dar um tiro no pé" já à partida... Para uma consola que deveria ter potência para dar e vender...  ficar logo limitada apenas por se usarem 2 controladores... hummm...



O Gamepad conta com o touchscreen, que pode ser usado com os dedos ou um stylus, duplos thumbsticks analógicos, botões físicos, shoulder buttons, botões traseiros, acelerómetros, giroscópio, transmissor/receptor de infra-vermelhos, câmara, microfone, vibração, saida áudio com controlo de volume.


A nível social, temos o MiiVerse (algo que já bem poderia ter sido implementado desde os tempos da Wii), e onde podemos ver os Miis de amigos (e estranhos?) que se reunem em torno de vários titulos, e onde podemos enviar mensagens e desenhos... O Miiverse estará também disponível na Nintendo 3DS e nos PCs.

A nível de jogos...


Vamos ter um direito a um novo Pikmin - finalmente! :) - o Pikmin 3; e claro que não poderia faltar outros clássicos das consolas da Nintendo:


Super Mario Bros U, Scribblenauts Unlimited;


Batman, onde poderemos usar o ecrã no Gamepad para controlar menus e acessórios; e também muitos outros jogos, como Ninja Gaiden 3: Razor's Edge, Aliens: Colonial Marines; e até Mass Effect 3!



Nem que fosse apenas como resposta ao Nike+ Kinect da Microsoft, cá temos também o Wii Fit U para a nova consola da Nintendo, que dá uso ao Balance Board.



Para a 3DS, temos o New Super Mario Bros 2, Paper Mario Sticker Star, Luigi's Mansion: Dark Moon, (quanto mais as coisas evoluem, mais parecem ser sempre as mesmas... ;P



Regressando à Wii U, um título curioso poderá ser LEGO City, que oferece um mundo LEGO "aberto"; vimos também o ZombieU... bem diferente dos títulos "infantis" da Nintendo e que nos chega da Ubisoft; assim como Assassin's Creed III, Rabbids Land, e outros.



Por fim, há também espaço para algumas das "outras coisas", como controladores clássicos para a Wii U, e uma nova versão da Nintendo 3DS em tamanho XL (à semelhança da anterior.)




Quanto ao hardware da Nintendo U... não foram reveladas especificações, mas parece que será idêntico ao de uma Xbox 360, mas com 1.5GB de Ram. Se for assim, poderemos esperar o preço da consola - que ficará disponível "nestas férias" - a rondar os $299 já com um controlador?

Parece-me que irá ser muito difícil à Nintendo repetir o sucesso da Wii com esta nova Wii U. Para muitas pessoas, a Wii é sinónimo de uma consola que foi acumulando periféricos e extras que a pouco ou nenhum uso deram de forma continuada: foram os Wiimotes e Nunchucks para diversos jogadores, a Balance Board, guitarras e baterias, e sei lá que mais... Quantas destas pessoas estarão agora dispostas a embarcar numa nova consola que ainda por cima apresenta controlares com touchscreens que não servem para mais nada?

(Embora  não queira fazer futurologia; penso que terá sido melhor opção a da Sony, a de usar uma consola portátil como controlador - ou, melhor ainda, seria arranjar uma forma standard de usar smartphones e tablets genéricos como segundo ecrã/controlador... que me parece ser algo que será possivel de fazer com o Smartglass na Xbox.)

Quantos aos jogos... embora surja um ou outro título interessante, as coisas dividem-se entre: coisas que já existem nas outras consolas; e... as "coisas do costume" da Nintendo. Algo que tanto poderá continuar a atrair os fãs da marca... como começar a cansar até os mais pacientes.

Bem que gostava de poder estar ansiosamente à espera desta Wii U, tal como aconteceu com a Wii... mas a verdade é que ainda não vi nada que me fizesse querer investir nesta consola. (Sim, não me importaria nada de jogar Pikmin3 em HD, ou ver que tal o ZombieU se comporta... mas... não é coisa ao ponto de me fazer investir 300€ ou mais.

Voltando à futurologia, já estou a imaginar um lançamento onde a adesão não seja a esperada, e que dois ou três meses depois seja seguida de uma redução do preço para tentar corrigir a situação... mas, por essa altura já muita gente estará de olhos postos nas futuras consolas da MS e Sony, que novamente terão hardware mais potente com a qual a Wii não poderá competir directamente. E consequentemente, parece-me inevitável que seja uma questão de tempo até que as tão adoradas franchises da Nintendo (Super Mario, Zelda, etc.) passem a ficar disponíveis para todas as plataformas, à semelhança do que aconteceu com a Sega.

Mas, daqui por uns meses/anos anos veremos que tal as coisas correram...

2 comentários:

  1. Uma nota: creio que não é "nestas férias" mas "neste natal". É que quando em inglês se referem a "holidays" habitualmente significa a época natalícia.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails