domingo, 8 de abril de 2012

Joystick Óptico para Smartphones


Ninguém pode negar que por vezes faz falta um joystick que se "sinta", para melhor controlar todos aqueles jogos jogados unicamente via touchscreen e onde a ausência de feedback por vezes causa enormes frustrações.

Há alguns dispositivos que tentam colmatar essa falha, ao usar um sistema que se coloca sobre o ecrã e que permite aproximar a forma de controlo da de uma consola portátil, no entanto... pecam por ocupar parte do ecrã que melhor poderia ser utilizado para mostrar informação.

Neste caso, esse problema não se coloca, pois este mini joystick é para ser colocado sobre a câmara frontal de um smartphone, sendo o seu movimento detectado pela câmara e transposto para coordenadas de movimento pelo jogo.


Se pelo lado positivo conta com a total ausência de baterias... pelo lado negativo obrigará que cada jogo este preparado especificamente para lhe dar uso (para não falar no aumento do consumo devido à necessidade de captura de imagens da câmara de forma contínua.)


1 comentário:

  1. He!

    Antes da berra do iPhone (que já trazia um acelerómetro que partiu a louça toda) cheguei a programar alguns jogos J2ME que utilizavam uma peça plástica criada por mim (com uma esfera lá dentro) que se colava na câmara e funcionava de uma forma parecida com este joystick, mas para detectar ângulo de inclinação (para controlar o jogo).

    Funcionava! :) Claro que também tinha opção de jogar com as teclas... mas o jogo era mesmo adaptado a movimentos lentos e com muita inércia, que encaixavam bem com o sistema. Só gostava de ter feito algum dinheiro com isso... :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails