segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PS Vita Hands-On

Conforme tinhamos noticiado, a divisão Playstation Portugal da Sony decidiu promover um contacto hands-on com a nova e previsivelmente apetevícel consola portatil: a Sony PS Vita.

Uma consola portátil que promete capacidades gráficas equivalentes (ou em certos casos superiores) às conseguidas pela geração actual de consolas domésticas. Uma vez que o evento se realizou em Lisboa, o meu caro amigo Luis Correia teve a gentileza de - novamente - servir de enviado especial a este evento... e eis o seu relato:


Apesar da consola só chegar ao mercado em Fevereiro de 2012, a Sony trouxe algumas PS Vita até ao Parque das Nações, onde pudemos brincar com alguns exemplares de pré-produção que permitem antever como será o produto final, mas que sofriam ainda de alguns problemas.
 
Eis algumas das características da consola que imediatamente saltam à vista e que poderão surpreender quem a vê pela primeira vez:

  • extremamente leve
  • ecran surpreendentemente nítido e com touchscreen
  • duas cameras
  • touchpad na parte de trás da consola
  • dois joysticks analógicos
  • giroscópio de 6 eixos


Para demonstrar tudo isto em funcionamento pudemos experimentar alguns jogos, como: Hustle Kings,
Soundshapes, Little Deviants, Smart As…, Uncharted Golden Abyss, Resistance Burning Skies, Frobisher Says, Reality Fighters, Everybody’s Golf.

Alguns deles usavam funções até aqui nunca antes vistas em qualquer outra consola, como como ter que usar o touch dos dois lados para conseguir prosseguir no jogo.



No "Uncharted Golden Abyss", achei demasiado simplista podermos comandar o nosso 'boneco' com toques no ecran para que ele vá para o destino, sendo que e esses destinos estão já devidamente assinalados (blocos amarelos na foto em baixo)




No "Reality Fighters", foi onde consegui crashar a PS Vita :)

Neste jogo podemos personalizar o jogador, tirando uma foto e personalizando todos os aspectos do player.
Como podem ver pelas fotos, a iluminação predominante neste local era o azul, e foi sobre uma dessas luzes que eu tirei a foto. Depois de passar mais uns minutos a disparatar com as opções para o jogador, tentei iniciar o jogo... A consola não gostou do meu "avatar" azulado e pendurou.



Depois desta experiência, tive que ir para outra consola pois este prototipo era o mais antigo que lá estava, e com o maior número de problemas conhecidos :)

Nalguns jogos irá ser possível fazer a interligação entre PS Vita e a PS3, e assim dar uma nova perspectiva a esses jogos.

Um ponto que para mim é negativo cai na nova "reinvenção da roda" pela parte da Sony. Sim, inventaram um novo tipo de cartão que, neste momento, ainda não se faz sequer ideia de que tipo de interface terá, mas que certamente será proprietário - e que certamente poderá não cair muito bem com alguns dos potenciais clientes que já ficaram escaldados com formatos como o UMD.



O meu obrigado ao Luis pelo relato... e agora, vamos ter que esperar até Fevereiro para vermos a resposta que os jogadores Portugueses vão dar à mais potente consola portátil do mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails