domingo, 2 de outubro de 2011

Video Toaster no Amiga


Voltando a pegar na origem do nome do blog e relembrando os velhos tempos do Commodore Amiga, hoje vou "repescar" um pedaço de tecnologia que ainda hoje pode ser considerado impressionante: o mítico Video Toaster.

Criado pela NewTek (que ainda hoje prospera na área da edição de vídeo), o Video Toaster foi lançado em 1990  e transformava o Commodore Amiga num verdadeiro estúdio digital de vídeo.

Sendo uma combinação de hardware e software, o Video Toaster rapidamente revolucionou o mercado, ao permitir que pequenos estúdios passassem a ter acesso a capacidades avançadas de vídeo que tradicionalmente estavam apenas disponíveis aos "grandes". E, até fazia coisas que nem os grandes faziam! Pois trazia o Lightwave 3D... um programa que possibilitou a criação de efeitos para séries como Babylon 5, Star Trek Voyager, seaQuest DSV e cujas versões mais recentes foram igualmente utilizadas para a nova série Battlestar Galactica, Sin City, Star Trek, 300, Star Wars e até para filmes completos como Jimmy Neutron: Boy Genius :)

Vejam os vídeos que se seguem e... se isto não vos parece impressionante hoje em dia, convirá relembrar que estavamos em 1990...  uma época onde os PCs ainda viviam em modo de texto com o DOS, e uns vergonhosos gráficos CGA e EGA com meia dúzia de cores.



3 comentários:

  1. O Commodore Amiga envergonhava os PC's na altura em todos os aspectos, som, imagem, multitasking, etc...

    ResponderEliminar
  2. Concordo 100%

    O PC estava a anos luz de distância... Só tenho pena que a Commodore tenha metido àgua e uns anitos depois se tenha ido abaixo...

    Para os mais aficionados sugiro um conjunto de artigos da ars technica divididos em partes:

    http://arstechnica.com/hardware/news/2007/07/a-history-of-the-amiga-part-1.ars

    É o link para a primeira parte. As outras partes é só pesquisarem lá no site...

    Se ainda não leram vale mesmo a pena...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails