quinta-feira, 3 de julho de 2008

A História do Amiga: Parte 7

E já está disponível o 7º capítulo da história do Amiga na ArsTechnica (a qual temos vindo a acompanhar há algum tempo.)

Desta vez, chega-se finalmente à época áurea do Amiga - mais concretamente: os jogos!

Ah, os jogos no Amiga... Quantos miúdos e graúdos ficavam colados às montras, a ver as demonstrações e jogos a correr nos monitores, a sonhar com aquela máquina fabulosa que tinha gráficos "iguais às máquinas Arcade."

Para quem vinha de um ZX Spectrum, receber um Amiga como prenda de aniversário (ou de Natal) era... a melhor prenda do Mundo!

Leiam o artigo, para se relembrarem de jogos como Lemmings, Shadow of the Beast, entre outros.
Back before 3D graphics technology, side-scrollers would often use a technique called parallax scrolling, where images in the background scrolled more slowly than those in the foreground to give the illusion of movement in a large world. Few consoles at the time had the power to scroll backgrounds at all (Super Mario had static backgrounds) but some arcade games would have two or maybe three levels of parallax scrolling. Shadow of the Beast had up to twelve.

(...)

While Lemmings was ported to other platforms, most notably the IBM PC, the Amiga version had superior sound and even some game play options that weren't available anywhere else: two players could play at once with each using a mouse, thanks to the Amiga's unique ability to have two rodents connected at the same time.

Não era multi-touch... mas era multi-rato, há 20 anos atrás! :)

No próximo capítulo: uma viagem até aos mais famosos grupos que criaram estes jogos intemporais, tais como Team 17, Psygnosis, e os Bitmap Brothers!

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