quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nintendo Baixa Preços da 3DS em 40%


Parece que as minhas dúvidas sobre o sucesso da Nintendo 3DS não só eram válidas como agora se confirmam. A Nintendo, empresa que se deu ao luxo de manter intocado durante "anos" o preço das suas anteriores consolas, como a Wii e a Nintendo DS; é agora forçada a admitir que quem manda são os consumidores: reduzindo o preço da 3DS em 40% no Japão! (Sendo que a baixa de preço se deverá espalhar aos restantes mercados internacionais.)

Não só é a prova de os consumidores não se têm deixado enganar pelo "3D" (felizmente!), como demonstra que a Nintendo fez mal manter a cabeça enterrada na areia face aos concorrentes que diziam não os preocupar.

Por outro lado, esta manobra não será igualmente bem vista por todos aqueles que até ao momento "investiram" na 3DS e que poucos meses após o seu lançamento vêm o seu preço passar quase para metade.

Com os lucros em queda (baixaram 66% este último ano), a Nintendo vai precisar que a futura Wii U seja um sucesso igual à anterior... Não vai ser fácil.

P.S. Eu fui (e sou) grande fã da Nintendo DS (lite) e da Wii - tendo sido responsável pela compra de mais de meia dúzia delas entre vários amigos - pelo que, fica a informação. :P

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. E nos EUA também já foi anunciada:

    http://www.joystiq.com/2011/07/28/3ds-price-drops-to-170-on-august-12/

    ResponderEliminar
  3. Ahem… já agora punhas a notícia toda, não? :P

    Os que já possuem a consola vão ter 20 jogos de graça. 10 são exclusivos durante algum tempo, sendo de NES, e os outros 10 são exclusivos (de GBA) e não há planos de serem lançados depois (embora pronto, já se sabe que mais tarde ou mais cedo saem).

    Além disso não é o 3D… isto é uma consola, não um telemóvel. O que vende a consola são os jogos, e só com o Ocarina of Time 3D é que se viu o primeiro jogo a vender consolas. Quando sair o Super Mario 3D Land e o Mario Kart 7 vai-se ver uma subida interessante.

    ResponderEliminar
  4. Já agora, a baixa de preço no restante mundo é de 33%. Continua a ser bastante, mas não é uma descida "tão grande" como no Japão. Entre as razões não ditas, surge o facto que sai a PlayStation Vita a 250€ (sem 3G) e com a carta "custa tanto como a consola da Nintendo". Sem isto, vai ser um natal interessante!

    ResponderEliminar
  5. @Nuno

    Quando escrevi a notícia, a fonte não indicava quais as contrapartidas que iam dar aos actuais possuidores. E de qualquer forma, se eu tivesse pago o preço total, não era por essas "ofertas" que ficava menos incomodado.

    E sim, uma consola é "diferente", e certamente irão surgir jogos que a tornarão mais apetecível, e eventualmente ficará a tão baixo preço que nem sequer isso será factor decisivo... Mas é inevitável a sobreposição dos papeis, e os smartphones irão "comer" o grosso do mercado dos jogos; e não me admirava nada que nas salas, o futuro siga no sentido de ter uma caixa "unificada" que correrá os jogos enviados pela internet. (E nesse aspecto, parece-me que a MS está melhor posicionada que a Sony para o conseguir concretizar - embora o ideal fosse mesmo que ambos acordassem num "standard", e até que isso fosse licenciado a outros fabricantes).

    Mas, isto já são "sonhos" mais difíceis de ver realizados. :)

    ResponderEliminar
  6. Um dos principais motivos para o insucesso da 3ds é que ninguém percebe porque há-de pagar mais 100€ em relação a uma ds para ter uma consola mais gorda, com um 3d inútil, porque só faz dores de cabeça e que a bateria em vez de um dia dura 2 horas.

    Aliás, desde que saíu a 3ds tenho visto uma corrida às ds "antes que acabem".

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails