quarta-feira, 18 de maio de 2011

Jogos Mobile não Perdem Tempo com Anti-Pirataria

Eis um exemplo que bem poderia ser seguido pelo resto da Indústria, cuja "paranóia" pelos sistemas anti-cópia faz com que - na maior parte das vezes - se tornem num constante empecilho a quem compra os seus produtos e os pretende usar da forma mais simples possível.
(Desde os simples casos de ter que manter um ridículo DVD no drive, mesmo após se ter instalado gigabytes de dados para o disco rígido; ou o absurdo de ter jogos que nem arrancam no caso de estarem a correr programas que eles consideram "pouco recomendáveis"!)

No segmento mobile as coisas são bem diferentes. Dizem os developers que não têm tempo para perder com sistemas anti-pirataria, e que esse tempo é melhor usado na criação de mais e melhores jogos!

Até que enfim, alguém com lucidez e bom-senso suficiente! Só falta convencer o resto da Indústria...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Isso parece-me o tradicional choradinho que já estamos fartos de ver. Empresas que nem têm um nome por aí além que de vez em quando lembram-se de filosofias bonitas para dar a entender que estão empenhados em fazer um trabalho 5 estrelas, em que se nada dissessem, nada mudava no processo e dedicação ao trabalho, apenas não falavam do assunto.

    Mas isso é algo que o resto da indústria já faz à anos, simplesmente, não fala disso. De vez em quando surge uma ou outra brincadeira, quando lidamos com empresas que têm esses sistemas já desenvolvidos e que basta aplicar no jogo, mas na maioria dos casos não existem esses sistemas anti-pirataria. Tudo isto por um simples motivo: hoje em dia, com tudo que é informação digital e ligação à rede cabe às empresas que desenvolvem o hardware tratar dos sistemas para evitar a pirataria. Os jogos em si nada, ou quase nada têm no código que evite a distribuição ilegal, e normalmente são sistemas lançados no início de vida de hardware que pouco são actualizados com o passar do tempo.

    Mas sinceramente, as medidas de "lançamos os jogos de graça, o conteúdo pago surge dentro do jogo" é daquelas que mais me irrita. Sinceramente prefiro comprar um jogo a tê-lo "gratuitamente" sabendo que, ou me espera publicidade em cantos diversos do jogo, ou o valor que dou para desbloquear todo o conteúdo que à partida seria meu, com apenas uma compra, é demasiado elevado em comparação.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails