terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Geohot vs Sony

As coisas estão complicadas entre George Hotz - mais conhecido como Geohot - e a Sony. A empresa não terá gostado que este famoso hacker tenha finalmente conseguido derrubar por completo os sistemas de protecção da sua consola PS3, e está agora a recorrer aos tribunais para o silenciar.

Mas... parece que Geohot não está disposto a baixar os braços, e diz que irá dar luta. Segundo ele, a lei que permite que as pessoas façam jailbreak ao iPhone, para que possam usar um sistema "fechado" da forma que entendem, deverá igualmente aplicar-se às consolas de jogos.

Aliás, relembro que a exploração das falhas da PS3 só começou a fazer-se sentir a partir do momento em que a Sony decidiu unilateralmente retirar a opção que permitia aos utilizadores instalarem um sistema operativo alternativo na consola. Até aí, a comunidade "hacking" estava satisfeita por conseguir correr o que bem entedia - mesmo que de forma limitada e sem acesso à potência total do hardware.

Quando até isso lhes foi retirado, foi considerado uma provocação - e o resultado está agora à vista: com a PS3 a ter sido completamente crackada e abrindo as portas ao que a Sony mais teme: a possibilidade dos utilizadores correr jogos piratados na PS3.

... De certa forma, pode dizer-se que é bem merecido. Para a próxima que tratem com mais respeito a comunidade de hackers e entusiastes "homebrew" que gostam de brincar com o material que compram.


1 comentário:

  1. Eu tenho seguido isto com alguma atenção, e de momento estou inclinado em dar razão à SONY.
    Eles não se limitaram a abrir a PS3, pois o que fizeram tornou quase impossível a aplicação de qualquer tipo de protecção. E caso isso tenha repercussões na PSN ou nos jogos online, a PS3 morre de vez, e a Sony já afirmou isso mesmo.
    Para já, DRM, Serials e outras protecção são algo que com certeza poderemos encontrar futuramente, como já referi aqui:

    http://www.pcmanias.com/ps3-jailbreak-sera-que-a-abertura-da-ps3-muda-alguma-coisa/

    Mas infelizmente a coisa é muito mais séria do que parecia na altura em que escrevi o artigo, pelo que lhe acrescentei algumas linhas adicionais em baixo. A continuidade da PS3 está mesmo em risco!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails