terça-feira, 22 de junho de 2010

OnLive Review

Post gentilmente escrito e cedido pelo meu caro amigo Luis Silva e originalmente publicado no seu blog.

Desde sexta feira passada que tive acesso ao OnLive!
Aparentemente ainda estao a escolher a dedo os primeiros users pelo que tive bastante sorte em ter sido escolhido (tenho cá um colega de trabalho que foi convidado para a beta [leia-se, a oportunidade de os ajudar a testar a largura de banda durante certas alturas do dia] antes de mim e ainda nao teve acesso ao servico final)!

Mas avancemos então...

O primeiro menu tem este aspecto:


Todas aquelas janelas com imagens sao animadas - embora ainda nao tenha dado para perceber se são imagens em tempo real ou não? (i.e. streaming de outros jogos)...

De qualquer forma, se não são aqui, são na ARENA:

Nesta opção vemos um mural ENORME, supostamente com TODOS os jogos que estao a decorrer e basta seleccionar um deles para vermos, de imediato, o que o jogador esta a fazer!

 É instantâneo e tem som. Em suma, muito bem conseguido!

Quando experimentei no fim de semana, era tambem possível fazer "likes" ou "dislikes" enquanto o jogo decorria - e, quando alguem está a seguir o jogo, o jogador consegue ver quantos espectadores existem e quantos likes/dislikes está a levar :o)

E provável que tenham reparado que os meus screenshots foram tirados numa window (e não em full screen). Quanto a isto, tenho algumas coisas a dizer tambem:
- é possivel carregar no alt+enter para alternar entre modo full screen e modo "windowed";
- PARECE que, quando estamos em modo "windowed", o jogo é mais fluido e rapido pelo que é altamente provável que o streaming do lado deles se adapte ao tamanho da nossa janela...

Na parte do profile encontramos algumas opções como:

Aqui podemos escolher entao as definições (áudio, notificações, etc), ver as nossas mensagens, ver a nossa lista de jogos, a lista de amigos e os "Brag Clips".

Estes "Brag Clips", pelo que entendi, permitem-nos gravar partes do nosso jogo para depois partilharmos com os amigos :o)

Ainda nao tive oportunidade de o experimentar mas o conceito está porreiro!

Na opção "Coming Soon" vemos uma lista de títulos que (duh) chegarão em breve ao OnLive:

O logo do OnLive leva-nos para o menu das settings (que pode ser chamado a qualquer momento carregando em "alt+o" se não estou em erro):

Uma das coisas que me desiludiu um pouco foi descobrir que este serviço nao se baseia numa "flat rate" (tal como servicos como o Gamefly ou Netflix) mas sim numa assinatura mensal / anual e no aluguer ou compra de títulos individuais!

Com o registo inicial, ofereceram-me 12 meses e um jogo. Isto faz-me pensar que, no futuro, TALVEZ eles passem a eliminar a necessidade de pagar pela membership (se isto arrancar em força e quando atingirem um grande numero de utilizadores, faz para mim sentido que eliminem a necessidade de pagar para aceder ao servico...mas não sei - caso contrário, a nao ser que estejamos a falar de uns 5 dolares por mês, nao estou a ver grande interesse nisto...).

Decidi entao optar pelo "Just Cause 2" para o meu primeiro jogo (já que foi oferta...).

Se formos entao ao menu "My Games" vemos, obviamente, a lista dos nossos proprios jogos:

Para terminar, temos a parte mais interessante (ja que se refere ao CUSTO dos jogos e como tudo funciona), o menu Marketplace:
Neste momento, existem os seguintes jogos:
  • AaaaaAAaaaAAAaaAAAAaAAAAA!!!
  • Assassin's Creed II
  • Batman: Arkham Asylum
  • Borderlands
  • Brain Challenge
  • Defense Grid Gold
  • DiRT 2
  • F.E.A.R. 2
  • Just Cause 2
  • LEGO Harry Potter: Years 1-4
  • Madballs in Babo: Invasion
  • Prince of Persia: The Forgotten Sands
  • Puzzle Chronicles
  • Red Faction: Guerrilla
  • Shatter
  • Tom Clancy's Splinter Cell Conviction
  • Trine
  •  Unreal Tournament III: Titan Packe, por fim, o World of Goo.

Vamos entao a preços...
Mediante o jogo, é possível que tenhamos a opção de alugar um passe de 3 a 5 dias ou comprar o "jogo inteiro":


No caso do Assassin's Creed II, so há a opção de comprar o jogo inteiro por $39.99:

Como podemos ver pela imagem, dizem que o jogo estará disponível, pelo menos, ate 17 de Junho de 2013. Sera que isto significa que os jogos que compramos deixam de estar acessiveis?? Se sim, isto é mais um ponto negativo para o servico (qual e o point? Para isso prefiro ter uma cópia física - a nao ser que o preço seja realmente atractivo - coisa que não o é neste momento).

[Ed. Pelas políticas do serviço eles apenas garantem que o jogo fica disponível por 3 anos após a data de entrada no serviço OnLive... Pode ficar mais tempo, mas tal não é "garantido".]

Uma das features porreiras é a possibilidade de jogarmos em modo "demo" por 30 minutos:


Já jogos como o Batman: Arkham Asylum só estao disponíveis através de "PlayPasses" de 3 ou 5 dias:

Em suma, o serviço está porreiro, fluido e representa uma ENORME evolução no conceito de gaming (e, finalmente, uma implementacao de "Cloud Computing" como as massas o esperavam).

No entanto, os precos desiludiram...

Nao se compreende como é que jogos antigos como o Unreal Tournament III custe $19.99 (para ficarmos com ele), $6.99 para o passe de 5 dias e $4.99 para o passe de 3 dias:

E o mesmo se aplica para jogos como o World of Goo, onde os seus criadores ainda há pouco tempo fizeram uma "sale" onde o jogo era vendido pelo valor que achassemos justo:

Outras coisas a referir são o facto de:
a) isto so funcionar com o Firefox / Internet Explorer (nada de Chrome)
b) só permitirem jogar sobre cabo (nada de wifi - o que, para mim, nao faz QUALQUER sentido
[Ed. para evitar lag e eventuais reclamações, talvez?] )!
c) o que acontecerá se perdermos a ligacao durante um jogo? Perdemos o estado actual? Ou o jogo faz um freeze para que possamos resumi-lo quando voltarmos? (já por 2 vezes que a ligação foi abaixo enquanto estava no jogo - mas eles bem que avisaram que a latência estava muito alta e deram-me opção de continuar ou nem sequer entrar no jogo. O que não faz qualquer sentido é que, quando há problemas de conectividade, a aplicação encerra COMPLETAMENTE)!

Pelo que podemos ler no site do OnLive, a empresa já anda a desenvolver esta tecnologia há 7 anos.
Embora seja REALMENTE inovadora (e tenha sido necessário um grande espírito empreendedor para ter visão para desenvolver algo deste tipo), acho que o modelo de negocio não foi o melhor - já que quando começaram a pensar nele, provavelmente, servicos como o Netflix / Gamefly ainda não existiam.

Este serviço pode ter a tecnologia mais impressionante e inovadora que alguma vez vi MAS, quanto a modelo de negócio, o Netflix é que acertou! Afinal, se disponibilizarem um servico realmente apelativo (no que toca a preço), vão ter uma quantidade enorme de clientes...

É como tudo, a verdade e que existem 2 formas de fazer dinheiro:
- vender 1 produto de qualidade por um preço extremamente alto e ter um mercado pequeno;
- ou vender produtos de qualidade média por um preco extremamente baixo a TODA a gente.

Sera que eles vao mudar o mercado alvo no futuro?

3 comentários:

  1. supostamente tenho acesso ao beta mas é só para a malta dos USA, como se faz para que possa contornar esse problema? :s

    ResponderEliminar
  2. @Salgado
    Não me parece que haja grande interesse em dar a volta. Uma vez que o "segredo" deste serviço é a baixa latência, tem que haver um servidor por perto... para aceder internacionalmente deve tornar a experiência bastante menos agradável.
    (Até que eles disponibilizem servidores locais nos vários países.)

    ResponderEliminar
  3. Exactamente! Com um tunnel conseguirias aceder ao servico mas eles cortavam-te logo o acesso pela baixa largura de banda...

    Eu estou, neste momento, entre 2 datacenters (Texas e California) e, mesmo assim, o gajo queixa-se de baixa latencia quando arranco o cliente!

    http://olwriter.files.wordpress.com/2010/01/ol_coverage1.jpg

    Hugz,
    Luis

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails