sexta-feira, 28 de março de 2008

GT 5 Prologue Review - Parte 1

O nosso estimado colega e amigo Mário Ferreira fez uma análise detalhada ao novo GT5 Prologue para a Sony PS3. Hoje vamos apresentar a primeira parte, que fala um pouco sobre a história do Gran Turismo desde a sua primeira versão.


GT 5 Prologue – Análise - Parte I
por Mário Ferreira


O GT 5 Prologue é a ultima versão do já famoso jogo Gran Turismo, uma série exclusiva da Playstation, produzida pela Poliphony Digital, e reconhecida por muitos como sendo um dos melhores jogos de carros de sempre em todos os formatos.

O apelo e sucesso desta série de jogos deve-se de forma significativa aos seus gráficos, ao número de veículos licenciados, a abrangência e o detalhe da simulação, e a habilidade de “tunnar” a performance.

O comportamento dos veículos é modelado de acordo com dados fornecidos por condutores profissionais e marcas, usando para tal princípios de física reais e o som dos veículos correspondentes. Desde à muito tempo que este jogo tem sido o porta-estandarte da Playstation e uma grande mostra das capacidades das consolas.


As Versões Anteriores


Gran Turismo 1 – Playstation



Este jogo, apesar de ser o menos realista de todas as versões lançadas, primava já pelo realismo dos modelos, que apesar de possuírem poucos polígonos, eram bastante perfeitos. As pinturas reflectoras e uma boa implementação de condução davam ao jogo um toque de realismo imbatível, mesmo para a altura. Apresentava 11 pistas e 178 carros das mais diversas marcas.



Gran Turismo 2 – Playstation



Gran Turismo 2 aumentou a oferta de Gran Turismo, ao aumentar o número de pistas para 28 e o de carros para 650. Acrescentou igualmente pistas de terra, e pela primeira vez uma pista modelada baseada numa pista real, Laguna Seca. Graficamente não trouxe verdadeiramente nenhuma revolução, limitando-se a ser apenas um Gran Turismo mais completo.


Gran Turismo 3 – A Spec – Playstation 2



Esta foi a primeira versão deste jogo concebida para a Playstation 2, oferecendo vastas melhorias a nível gráfico, e novas características de jogo, como o caso das mudanças de óleo. Apesar das melhorias apenas 150 carros estavam disponíveis, sendo que o conceito de jogo se manteve praticamente inalterado, mantendo o mesmo modelo de condução que vinha da Playstation.



Gran Turismo Concept – Playstation 2



De 2001 a 2002 fomos brindados com várias versões de Gran Turismo Concept, que serviam basicamente de promoção à consola. Eram versões mais económicas, com um numero reduzido de veículos e que com excepção de mostrar modelos nunca antes vistos e mostrados pelas marcas nos grandes salões automóveis internacionais, pouco ou nada de novo ofereciam.


Gran Turismo 4 Prologue – Playstation 2



Gran Turismo 4 Prologue serviu de aperitivo para o Gran Turismo 4 que se aproximava. Mostrando um novo modelo de condução mais detalhado do que as versões anteriores, o jogo acabou por ser pouco representativo dessa diferença ao ser bastante limitado em conteúdo.


Gran Turismo 4 – Playstation 2



Este jogo, o melhor e mais completo até à altura foi lançado em DVD9 pela quantidade de material oferecido: 700 carros de 80 fabricantes e 51 pistas.

Com GT 4 a série Gran Turismo ficou definitivamente conhecida como uma experiência realista. Conforme o carro, existem entre 500 a 700 parâmetros que definem a física de cada modelo de carro. Condutores profissionais usando o mesmo carro no jogo e na pista equivalente real fizeram tempos com apenas cerca de 2% de diferença.

Inclusive, Jeremy Clarkson, da série Top Gear percorreu a pista de Laguna Seca num HONDA NSX em 1:57, fazendo no jogo, na mesma pista e com o mesmo carro 1:41:148s. Em explicações Clarkson explicou que ajustes de travão em plena curva podem causar a perda de controlo do carro, e como tal sentia-se mais à vontade em faze-lo no jogo, do que na realidade onde iria colocar a sua vida em perigo.

OS seus comentários finais foram: “A Sony possui um vencedor entre mãos. Pode inclusive afirmar que todos os carros se comportam de forma semelhante aos reais que ninguém pode provar o contrário. […] Eu encontro-me numa posição em que posso testar essa afirmação porque, ao contrário da maior parte das pessoas, já os guiei quase todos na vida real.

Há erros. O BMW M3 CSL trava bem melhor na realidade do que no jogo, e não há maneira que um Peugeot 106 possa arrancar melhor que um Fiat Punto, mas para alemdisto estou abismado com o facto que eles tenham reflectido as diferenças entre o Mercedes SL 600 e o Mercedes SL 55, o que já é difícil de detectar na vida real. […]”

Os únicos defeitos apostados ao jogo, um problema que existia desde o início, deviam-se à falta de danos nas colisões. Os carros pura e simplesmente batem uns contra os outros sem que nada aconteça.


Gran Turismo HD – Playstation 3



Gran Turismo HD não foi mais do que uma adaptação de uma versão muito simplificada de Gran Turismo 4 para a alta definição. Para alem do realismo gráfico que tal aportou, o jogo era basicamente o mesmo.

Com o realismo aportado por Gran Turismo 4 e as capacidades gráficas demonstradas em Gran Turismo HD, o que se poderá esperar de Gran Turismo 5?

O futuro é ainda incerto e Gran Turismo 5 poderá trazer muitas novidades. Para já ficamos com o aperitivo de Gran Turismo 5 Prologue, uma amostra do futuro, e é esse jogo que analisaremos de seguida.

Amanhã, nao percam a...
[Parte II - Análise ao Gran Turismo 5 Prologue]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails