sábado, 17 de novembro de 2007

Futurologia: Xbox 720 em 2011

Não é que goste muito de futurologia, mas os nossos colegas da Tech.co.uk é que começaram...

Uma vez que a Xbox 360 está a fazer 2 anos desde a sua data de lançamento, decidiram dar uma espreitadela ao futuro. Como a sucessora da 360 está agendada para 2011 ou 2012, que tipo de consola poderemos esperar?

Depois de muitas considerações, as conclusões a que eles chegaram foram:
  • CPU/GPU - Integrated chip with 16 x 5GHz processor cores, 32 x 2GHz graphics cores
  • Memory - 8GB GDDR8
  • Media - Dual-format HD-DVD/Blu-ray drive for backwards compatibility and movies
  • Storage - 4TB hard disk for online game (and movie) delivery
  • Built-in camera - for gesture-based control
  • Built-in microphone - for voice-recognised control
Ora será excusado dizer que discordo absolutamente (mas sendo futurologia, cada um pode muito bem inventar e dizer o que bem lhe apetece).

Embora possam sempre surgir umas inovações tecnológicas mirabolantes, acho que o futuro não vai dar um salto assim tão grande nos CPU's como eles previram.
Vejo um processador com 8 cores a 2-3ghz como sendo muito mais provável. Um 16x5Ghz como eles dizem, a ser possível precisaria de um sistema de arrefecimento muito mais avançado (e embora tais sistemas estejam em estudo, duvido que surjam num prazo tão curto).

Além disso refira-se que, mesmo que se tenha 200 cores, a maior parte do processamento não se presta a esse tipo de arquitectura. Sim, há aplicações específicas que "quanto mais, melhor", mas grande parte da lógica de jogo dificilmente poderá ser optimizada a partir de um certo número de cores. A partir do momento que tenhamos um core quase em exclusivo para cada uma das funções do sistema operativo, som, física, I.A., controlos, rede, etc. Não haverá evolução "geométrica" na performance do jogo.

Quanto à memória: 8GB? pfff... Para quê?
(e arrisco-me a cometer o mesmo erro do Bill Gates quando disse que 640Kb eram mais que suficientes pra toda a gente! ;)

4Gb são mais que suficientes para todas as necessidades que se possam esperar de uma consola de jogos. Veja-se o caso dos PCs com 2Gb de RAM, onde com placas 3D decentes, já se joga a resoluções superiores a 1920x1200. Com 4Gb será posível ter ainda melhores texturas - e não se esqueçam de que, tal como na PS3, os múltiplos processadores abrirem caminho a texturas geradas matematicamente, nao gastando praticamente memória alguma.

Discos HD e Bluray? Pffff... Rede, Internet, isso sim.
Vejo como muito mais provaveis ter-se acessos de 100Mb/s à internet e descarregar os jogos directamente. Finalmente acabará a treta de andar com discos pra traz e pra frente!
A 80Mbits/s sacam-se 10MBytes/s... um jogo de 10Gbytes demoraria 17 minutos a ser descarregado - algo perfeitamente aceitável.
(Se me vierem com a treta de que há jogos da PS3 que já gastam 20GB, é melhor irem ler o porquê disso! :P

Disco interno? Pode ter. Não custará muito ter 1Terabyte a um preço razoável. No entanto 4Tb parece-me exagerado...

Camara e microfone... isso é futurologia? É óbvio que irá ter, e poderá fazer tudo isso o que dizem e muito mais.

Para futorologia arriscaria dizer que a consola analisaria as expressões do jogador, e ajustasse a dificuldade de acordo com a sua frustração ou estado de aborrecimento:
-"Ai estás a dormir? Pega lá mais uma dezena de monstros para acordar!"
-"Ooops, o moço está quase a entrar em desespero, vamos mandar-lhe uns power-ups para ajudar..."
Aí é que poderiamos ter um jogo a pregar uns sustos valentes, esperando exactamente pelo momento em que nós não estávamos à espera! :)

E vocês, o que acham que o futuro dos jogos nos reserva?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails