segunda-feira, 7 de julho de 2025

EA encerra Anthem no início de 2026

O jogo Anthem da BioWare deixará de poder ser jogado a 12 de Janeiro de 2026.

Relembrando o motivo da necessidade de iniciativas que assegurem o acesso aos jogos após os seus criadores e editores perderem o interesse neles, eis que temos mais um caso que se aproxima. A BioWare confirmou que Anthem, o seu shooter futurista com armaduras voadoras ao estilo "Iron Man", vai ser desligado de forma permanente a 12 de Janeiro de 2026.

Lançado em 2019, o jogo colocava os jogadores a controlar os chamados Javelins, num mundo cheio de monstros e inimigos. Apesar de um início conturbado, o jogo acabou por resolver os problemas e conquistar um número razoável de jogadores. O seu desenvolvimento foi também complicado. A BioWare, especialista em RPGs como Mass Effect e Dragon Age, não tinha experiência para criar um shooter multijogador em modelo live-service. O jogo foi criticado pela falta de conteúdo e de ser repetitivo. Em 2021, os planos de renovação foram cancelados, com o estúdio a voltar a apostar em experiências single-player.



Ainda assim, Anthem vendeu cerca de 5 milhões de cópias e manteve uma base de fãs fiel que acreditava numa possível recuperação, como aconteceu com Final Fantasy XIV. No entanto, o modelo live-service e as exigências irrealistas da EA acabaram por inviabilizar essa hipótese. O jogo acabou por representar, para muitos, o fracasso das grandes editoras em gerir ideias promissoras em busca de lucros constantes.
Com o fecho dos servidores a aproximar-se, Anthem tornar-se-á mais um daqueles jogos que ficará para a história apenas como uma memória que não pode ser revivida, uma vez que o jogo não vai disponibilizar qualquer actualização que permita jogá-lo usando modos alternativos (como servidores privados entre amigos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails