Um novo modelo de inteligência artificial, chamado MarioVGG, está a tentar gerar vídeos do jogo Super Mario Bros.
Desenvolvido por investigadores da Virtuals Protocol, este modelo MarioVGG foi treinado para simular acções básicas de jogo, como correr e saltar, analisando vídeos do jogo. Apesar de os resultados estarem longe de perfeito, o modelo demonstra que consegue replicar algumas das dinâmicas de movimento e física do jogo, com as imagens a serem geradas em tempo real em resposta aos movimentos do jogador.
Para criar o MarioVGG, os investigadores utilizaram mais de 737 mil frames do jogo Super Mario Bros. para treinar o modelo sobre o seu comportamento, incluindo o que fazer quando se carrega nos botões de movimento ou saltar. No entanto, há várias limitações, como erros visuais, geração lenta de frames e inputs simplificados. Mesmo assim, o modelo conseguiu aprender alguns comportamentos básicos do jogo, como Mario a cair de penhascos ou a parar quando encontra obstáculos.
Embora a qualidade dos vídeos gerados seja muito inferior à do jogo original, o MarioVGG pode vir a melhorar com mais dados de treino e algoritmos melhores. Os investigadores esperam que, no futuro, a geração de vídeo AI possa substituir os motores de jogo tradicionais, criando conteúdo dinâmico e jogável sem necessidade de ferramentas de desenvolvimento complexas.
Por agora, o modelo tem dificuldades em lidar com a jogabilidade em tempo real, por vezes ignorando os comandos do utilizador, resultando em falhas visuais. O MarioVGG ainda está numa fase inicial, mas poderá no futuro ser visto como o percursor de toda uma nova geração de ferramentas de criação de videojogos.
sábado, 21 de setembro de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário