Jogadores do Pokémon Go estão a criar praias e florestas falsas nos seus quintais para tentarem apanhar pokémons raros.
A comunidade OpenStreetMap tem enfrentado um problema curioso derivado do jogo Pokémon Go. Como o jogo limita alguns tipos de pokémon a certos tipos de terreno (como praias, florestas, montanhas), alguns jogadores optam por tentar alterar o mapa de modo a criar essas zonas perto de si, nalguns casos chegando ao ponto de criar "praias" nos seus próprios quintais.
O OpenStreetMap é um projecto open-source que serve como alternativa ao Google Maps (e outros), e que para isso conta com a ajuda de voluntários para adicionarem detalhes aos mapas, acrescentarem novas estradas, locais, etc. Essa abertura está a ser abusada por alguns jogadores, que tiram partido da capacidade dos utilizadores fazerem e sugerirem alterações aos mapas, para adicionarem as tais zonas falsas só para efeitos do jogo.
Isto não é um problema exclusivo do OpenStreeMap, sendo que no passado também já se assistiu a alterações indevidas (não por causa de jogos) em serviços como o Google Maps - havendo até quem usasse essas alterações para prejudicar restaurantes concorrentes, trocando-lhes os horários para indicar que estavam fechados quando na realidade estavam abertos.
Como em tudo o que esteja aberto a alterações por parte do público, torna-se indispensável assegurar que essas alterações sejam realmente válidas, e não feitas de forma abusiva, quer seja para prejudicar negócios ou simplesmente para tentar ter algum benefício num jogo.
segunda-feira, 20 de maio de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário