Quem quiser ter o jogo Call of Duty Modern Warfare 3 completo na sua PS5 terá que libertar mais de 200 GB de espaço.
Os dias em que nos podíamos queixar de um jogo ocupar 50 GB já lá vão, e desde então esse valor não tem parado de aumentar. O mais recente Call of Duty Modern Warfare 3 volta a ter destaque por esse aspecto, agora ocupando mais de 230 GB na PS5 para quem quiser ter o jogo completo com todos os seus add-ons (e potencialmente ocupando até mais espaço, pois ainda não estão contabilizadas as partes que ainda foram lançadas, como o Multiplayer e Zombies, que certamente adiiconarão mais uma dezenas de gigabytes ao total).
Pode dizer-se que é "apenas espaço", e que hoje em dia os terabytes são relativamente baratos - isto se estivermos a falar de um PC onde é facil trocar ou adicionar discos; ou de uma PS5 onde também se pode fazer upgrade ao seu SSD. Quem tiver uma Xbox fica mais limitado, tendo que recorrer ao "cartão SSD de expansão" com custo inflaccionado face a um SSD standard.
Ou então, optar pela solução mais imediata e barata: apagar jogos instalados. O problema é que, com os jogos a ocuparem centenas de GB, começa a ser difícil manter mais que meia dúzia deles numa consola, e se se tratarem de jogos que queremos manter por os jogarmos regularmente, a coisa fica complicada.
Recentemente vi-me na situação de não poder jogar um jogo na Xbox na altura do lançamento, não por não ter espaço para ele (já tinha apagado jogos para ter espaço para a sua pré-instalação), mas sim porque depois não tinha espaço para os 20+ GB que eram necessários para fazer a actualização no dia de lançamento, a não ser que eliminasse mais coisas - e nessa altura já não tinha mais nada que quisesse eliminar.
É certo que os conteúdos ocupam espaçor, mas... talvez não fosse má ideia obrigar todos os developers de novos jogos a passar por um curso de sensibilização que os obrigasse a criar algumas demos de 4KB ou até 256 bytes(!) para não tratarem os gigabytes com tanta irrelevância.
domingo, 5 de novembro de 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário