Um estudo da Video Game History Foundation revela um panorama assustador, em que quase 90% dos jogos anteriores a 2010 deixam de estar disponíveis para quem os quiser experimentar.
Não é segredo que vivemos num mercado de consumo imediato que, invariavelmente, se foca apenas nas coisas mais recentes (e nas que estão para vir). Mas para quem gostar de revisitar o passado, e neste caso em concreto, revistar alguns jogos das décadas passadas, o cenário revela-se bastante frustrante.
O relatório da Video Game History Foundation analisou a disponibilidade de jogos com mais de 10 anos, usando uma amostra de 4 mil jogos de três consolas escolhidas para representar diferentes níveis de interesse comecial e da comunidade: Commodore 64, Game Boy e PlayStation 2. Em nenhum dos casos os jogos disponíveis passaram a fasquia dos 20%. No caso do Game Boy o cenário era ainda pior, com apenas 25 jogos disponíveis actualmente, de um universo de 1873 jogos lançados para a consola.
A situação não é ajudada quando as próprias empresas encerram as suas lojas virtuais. A Nintendo fez precisamente isso ao encerrar a loja da 3DS e Wii U, cortando o acesso a 155 jogos Game Boy.
Tudo isto demonstra que toda a comunidade de fãs que recorre aos emuladores, mais do que perseguida, deveria ser acarinhada e aplaudida, por fazerem um gigantesco trabalho (de forma totalmente voluntária) para a preservação dos jogos antigos, de modo a que possam ser apreciados tanto por aqueles que querem revisitar memórias da sua juventude, como pelas gerações mais recentes e futuras que sintam curiosidade em explorar os jogos que os seus pais e avós jogaram.
sexta-feira, 11 de agosto de 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário