Embora não faltem jogos actuais e recentes para ocupar o tempo dos jogadores, há muitos que não abdicam de revisitar velhos clássicos de consolas antigas. Embora oficialmente a Microsoft nunca tenha suportado (ou permitido) emuladores na Xbox Series X | S, os fãs depressa descobriram que era possível correr emuladores como o RetroArch e Dolphin, permitindo jogar jogos PlayStation 2, GameCube, Wii, e de outras consolas e máquinas. Mas agora, essa técnica chega ao fim.
Ao contrário de outras ocasiões, em que a remoção de um emulador continuava a permitir o seu funcionamento para quem já o tivesse instalado, desta vez o bloqueio é feito na própria execução, impedindo a sua utilização - com a única alternativa restante a ser a sua execução em modo Developer, que deixa a consola correr apps não oficiais, mas que obriga a pagamento de conta Developer Xbox.
Ladies and gentlemen, it's been a good run.
— 🇮🇪 gamr13 🇮🇪 (@gamr12) April 6, 2023
But now we've no choice but to @Xbox @XboxP3 #LetUsEmulate pic.twitter.com/K9KO1p655K
Esta era uma área em que a MS tinha optado por "ignorar", e cuja perseguição parece ter tido como origem - e sem grandes surpresas - a Nintendo, uma das empresas que mais tem perseguido os emuladores, ou não fosse também uma das que continua a reciclar e fazer-se pagar pela possibilidade de se jogarem jogos antigos seus, mesmo que se tratem de clientes que já compraram e pagaram por esses jogos no passado.
Embora as críticas estejam a ser direccionadas contra a MS, por muito boa vontade que tivesse (como teve até agora ao "fechar os olhos" quanto ao que era feito com os emuladores), a verdade é que não teria qualquer argumento legal para tentar combater qualquer argumento por parte da Nintendo, ou Sony, ou qualquer outra empresa ou entidade que se queixasse dos seus jogos estarem a ser ilegalmente emulados nas Xbox.
O mundo dos emuladores continuará a existir e a permitir revisitar jogos do passado - até mesmo a partir do browser - apenas se perde a conveniência de também poderem ser jogados directamente numa das Xbox mais recentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário