O Twitch anunciou novas medidas para verificar contas suspeitas e tentar reduzir a exposição de menores a predadores sexuais na plataforma.
As medidas anunciadas pelo Twitch surgem na sequência de um estudo que revelou a assustadora dimensão do problema dos predadores sexuais de menores. Foram detectadas centenas de contas que seguiam exclusivamente milhares de contas de crianças, problema ampliado pelo facto de, apesar do serviço oficialmente exigir que os utilizadores tenham 13 ou mais anos de idade, haverem utilizadores mais novos que fazem as habituais "batotas" mentindo na idade.
Com grande parte deles em busca da ilusão de se tornarem em vedetas do Twitch, à semelhança dos seus ídolos com milhões de seguidores, muitos estarão desde logo mais receptivos aos poucos seguidores que forem conseguindo, e que - no caso de predadores sexuais - poderão mais facilmente manipulá-los. O maior perigo não é que comecem a utilizar a plataforma para actividades indevidas, e que poderia ser rapidamente e facilmente detectado, mas sim a de poderem conquistar a confiança das crianças ao ponto de as levar para outros serviços, não monitorizados, onde pudessem dar seguimento às suas intenções.
A Amazon não dá grandes detalhes sobre as alterações, dizendo que não quer facilitar a vida a quem quiser contornar estes novos mecanismos, mas diz que passará por exigir a verificação via telefone para contas suspeitas (de menores de 13 anos que tentam dizer que têm mais de 13), e também análise dos comentários usando machine learning para detectarem conversas impróprias para crianças.
Além de todos os sistemas que puderem existir ou forem implementados, será também importante para os pais acompanharem a actividade online dos filhos, e irem acompanhando as "amizades" que por lá fazem, além de os educarem para os riscos de que as pessoas na internet podem não ser quem dizer ser.
sábado, 26 de novembro de 2022
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário