terça-feira, 1 de novembro de 2022

Jogadora passa 10 anos a visitar todos os sistemas do Eve Online

Visitar todos os sistemas do Eve Online foi uma missão que levou uma década para uma jogadora dedicada - com uma pequena ajuda.

O jogo Eve Online conta com uma legião de fãs que podem protagonizar as suas próprias aventuras espaciais, que participando em épicas batalhas com milhares de jogadores, ou dedicando-se ao comércio espacial ou exploração. Foi precisamente isso que fez uma jogadora, que definiu como objectivo visitar todos os sistemas do jogo - uma tarefa mais simples de explicar do que concretizar, e que acabou por demorar uma década.

O jogo conta com 5201 sistemas estelares centrais, com uma média de 4 a 8 planetas por sistema, que fazem parte do núcleo central do jogo. Mas além destes, existem 2604 sistemas sem posição fixa - designados por Wormhole Space - que apenas são acessíveis através de ligações escondidas, que surgem de forma aleatória e que desaparecem ao fim de 24 horas. Foi algo que esta jogadora fez, usando cerca de hora e meia por dia, para procurar estas ligações e ir coleccionando fotos dos sistemas que ia visitando. Mas ao fim de oito anos, surgiu uma "complicação".
Por esta altura a jogadora já tinha visitado a maioria dos sistemas mas faltavam 600 sistemas por exeplorar, e dado a natureza aleatória dos wormwholes para estes sistemas, as probabilidades de os conseguir visitar tornavam-se progressivamente mais difíceis. A solução foi recrutar a ajuda dos jogadores do seu clã, de modo a que reportassem os caminhos que fossem descobrindo, para encontrar as rotas para os sistemas em falta. Mas até isto teve que ser feito de forma dissimulada, sem revelar o verdadeiro propósito, para não arriscar que algum espião no clã usasse essa informação para armar uma cilada nos sistemas desejados e dificultar o processo.

Finalmente, dois anos mais tarde, e uma década após o início deste objectivo, a missão foi cumprida, resultando em milhares de screenshots que retratam o universo de jogo.



P.S. Quem se sentir inspirado poderá tentar fazer o mesmo no Elite Dangerous, que ao fim de 8 anos apenas teve visitas em 0.05% do seu universo de 400 mil milhões de sistemas. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails