terça-feira, 29 de novembro de 2022

AI aprendeu a jogar Minecraft vendo 70 mil horas de vídeos

Uma equipa da OpenAI criou o melhor sistema de AI para jogar Minecraft, e conseguiu-o usando 70 mil horas de vídeos de pessoas a jogarem o popular jogo.

O Minecraft é um jogo que é simultaneamente simples e extremamente complexo, devido ao facto de ser um jogo de um "mundo aberto" onde os jogadores podem criar ferramentas, materiais, e construções apenas limitadas pela sua imaginação.

Os investigadores recorrerem a um sistema de treino por "imitação", usando um conjunto de 2 mil horas de vídeos anotados manualmente para inferir as acções realizadas nas restantes 70 mil horas de vídeo, e usando tudo isso para treinar o sistema. O resultado foi uma AI capaz de jogar Minecraft de forma superior a todos os bots anteriores, incluindo a realização de objectivos que implicavam realizar milhares de acções diferentes em sequência: como criar uma mesa, que implica arranjar madeira, transformá-la em tábuas, e depois usá-las; mas indo até objectivos muito mais complexos, envolvendo mais de 20 mil acções consecutivas.

Considerando os milhões de horas de vídeos do Minecraft que existem, os investigadores dizem que será relativamente fácil melhorar ainda mais esta AI, atirando-lhe mais e mais vídeos. E o mesmo sistema poderá ser aplicado noutras áreas onde existam milhares ou milhões de horas de vídeo que possam ser usadas para treinar uma AI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails