quinta-feira, 15 de julho de 2021

Valve apresenta Steamdeck para jogos Steam em formato "Nintendo Switch"

A Valve não quer que a Nintendo tenha caminho livre nas consolas de jogos portáteis, e apresentou a sua Steam Deck em formato idêntico.

A Steam Deck é uma consola de jogos em formato idêntico ao da Nintendo Switch, mas capaz de correr os jogos PC que existem no Steam. Vem com um ecrã LCD de 7" (que se fica pelos 1200x800 pixeis), CPU AMD Zen 2, 16GB de RAM, versões de 64GB / 256GB / 512GB + microSD, e um conjunto bastante completo de controladores, que inclui thumbsticks duplos, d-pad, botões no topo e também na traseira, e trackpads duplos. E, não fosse ela uma alternativa à Switch, também conta com uma dock adicional para ser ligada à TV.

Esta não é a primeira proposta de criar um PC de jogos neste formato - várias marcas já o têm feito ao longo dos anos, mas na maioria das vezes dedicando-se ao retro gaming com emuladores - mas o facto de vir da Valve e dar acesso ao catálogo Steam será um factor de peso. Infelizmente, penso que será também penalizada pelo facto do ecrã chegar com uma resolução limitada e que também apenas faz o mínimo possível (60 Hz) numa altura em que os smartphones já vão oferecendo 90 Hz, 120 Hz e até 144 Hz. Teria sido aconselhável que a Valve tivesse apostado num ecrã de pelo menos 90Hz.
Veremos se existe mercado para esta consola PC portátil, que chega em Dezembro com um preço de €419 - mas suspeito que não terá a vida fácil. A maioria das pessoas que aprecia jogos PC já se terá habituado a jogar esses jogos nos seus PCs, e a recorrer aos smartphones para os jogos fora de casa. Veremos quantos deles estarão dispostos a pagar para poderem levar os jogos PC para qualquer lado - especialmente quando também tem que competir com os serviços de streaming que dão essa capacidade a qualquer smartphone ou tablet.

1 comentário:

  1. Depois isto tem como sistema o SteamOS, nem todos os jogos AAA disponiveis na Steam estão no SteamOS... diria que até são poucos ainda.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails