sexta-feira, 14 de maio de 2021

Intel transforma GTA V em jogo fotorealista com machine learning

A Intel criou um sistema de machine learning capaz de transformar o jogo GTA V num jogo que parece ser um vídeo gravado do mundo real.

O GTA V pode ser um jogo que já se aproxima do seu décimo aniversário, mas continua a ter uma qualidade gráfica que se pode considerar bastante boa. Ao longo dos anos muitos têm sido os mods que permitem melhorar a sua qualidade gráfica, mas a Intel recorreu a algo diferente e com resultados surpreendentes. Em vez de tentar melhorar texturas e modelos 3D, a Intel treinou um sistema de machine learning para transformar as imagens do jogo em imagens foto realistas com exemplos de fotos do mundo real.

O sistema da Intel é impressionante, pois consegue manter toda a geometria e elementos da imagem do jogo, mas aplicando-lhe literalmente um filtro de realismo por cima, e que a Intel diz poder funcionar a velocidade suficiente para manter o jogo jogável.


Com os jogos a recorrerem cada vez mais a truques de AI e machine learning para obterem melhorias (como o DLSS da Nvidia, que melhora a resolução), não me admirava se daqui por mais alguns anos começarmos a ver estes filtros de fotorealismo chegarem aos jogos, e até com diferentes opções para quem preferir um aspecto real, ou estilo banda desenhada, ou vários outros estilos à escolha.

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