sábado, 26 de setembro de 2020

Xbox Series X e S com Dolby Vision e Atmos


A MS guardou uma última novidade para as suas Xbox Series X e S: serão também as primeiras consolas a suportar jogos em HDR com Dolby Vision, para além do som Dolby Atmos 3D.

O HDR, para quem tiver um televisor ou monitor capaz de realmente tirar partido disso (e não me refiro aos monitores que simplesmente dizem suportar HDR mas não têm coisas como local dimming), permite ter uma experiência visual completamente diferente, tanto a nível de filmes e séries como, neste caso, nos jogos.

Com suporte para Dolby Vision nas novas Xbox, podemos contar com até 12-bits de cor, mas obviamente ficando limitado pelas capacidades do televisor / monitor escolhido.



O Dolby Vision é mais versátil que o sistema HDR tradicional, já que em vez de usar uma única referência fixa desde que se activa o modo HDR (mantendo os níveis constantes ao longo de um filme ou série), permite que esses níveis sejam ajustados continuamente de cena para cena. Algo que já foi replicado pelo mais recente HDR10+.

Quanto ao som Atmos, será também uma vantagem para todos os que tiverem um sistema Atmos em casa, já que em vez de disponibilizar meros canais de som para "esquerda, direito, centro, trás", aqui são disponibilizados sons em canais individuais, juntamente com as suas coordenadas no espaço tridimensional, e será descodificador Atmos que se encarregará de calcular a melhor forma de colocar  o som nesse local tendo em conta as colunas disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails