quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Google Stadia chega ao iOS via browser


A Apple não permite que serviços de streaming de jogos como o xCloud da MS e o Stadia da Google sejam disponibilizados como apps no iOS, mas é possível ter acesso ao Stadia com a ajuda do browser.

Embora todos os browsers no iOS tenham que usar obrigatoriamente o motor do Safari disponibilizado pelo sistema, podendo apenas mudar o interface e outros parâmetros, parece dar liberdade suficiente para que se possa aceder ao Stadia através do browser com um pouco de ajuda.

Essa ajuda consiste em recorrer ao browser full-screen Stadium, e de seguida:
  • definir a página principal como https://stadia.google.com/home
  • definir o user agent como: Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_15_5) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/85.0.4183.83 Safari/537.36
  • fazer a autenticação da conta Google via https://accounts.google.com/
  • e é tudo.
Não se sabe durante quanto tempo esta técnica irá funcionar, mas não se pode dizer que seja completamente inesperada. A própria Apple fez referência, quando esclareceu a proibição das apps de streaming de jogos, de que as web apps poderiam ser uma forma alternativa de aceder a esses serviços. E mais recentemente, a Amazon anunciou o seu serviço de streaming de jogos Luna, que também irá chegar ao iOS e Android dispensando apps tradicionais, recorrendo a web apps.

Veremos se este sistema se aguenta de forma oficial, e se assim for, veremos quanto mais tempo será necessário para que também a MS facilite o acesso ao xCloud usando este método.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails