quarta-feira, 10 de junho de 2020

Retrospec traz-nos versões modernizadas dos clássicos do ZX Spectrum


Têm boas memórias de jogos antigos que, ao voltarem a experimentar vos causam horror por serem muito piores em termos gráficos do que aquilo que se recordavam? Então o Retrospec pode ser a solução.

Actualmente é possível revisitar jogos clássicos do Spectrum e de muitos outros microcomputadores (C64, MSX, SNES, Amiga, Atari ST, etc.) em emuladores que correm directamente no browser. No entanto, não é disso que se trata.

Retrospec é um site que se dedica a compilar aquilo que podemos chamar "remasterizações"  de jogos clássicos desses microcontroladores. Ou seja, em vez de se limitar a emular os jogos tal como eram originalmente, aqui temos novos jogos que tentam manter o conceito original do jogo o mais fiel possível, mas aplicando-lhe novos gráficos e funcionando a framerate superior.


Por vezes os nomes são derivados dos originais, para evitar "chatices", já que estes jogos são feitos por fãs, e nalguns casos com código open-source. Por isso, em vez do Skooldaze temos algo como o "Klass of 99", e outras coisas do género. Mas muitos continuam a usar o nome original, esperando que passadas todas estas décadas, ninguém os vá chatear com isso.

Vale a pena espreitar alguns dos jogos favoritos que tiverem desses tempos. Pode ser que estas versões remasterizadas se encaixem melhor nas memórias que guardavam desses jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails