sexta-feira, 3 de abril de 2020

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Não sendo especialista no que diz respeito aos jogos da série Pokemon, pedi ao meu colega Carlos Agostinho que olhasse para este novo remake da série, Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX, agora disponível para a Nintendo Switch.


Sempre fui um pouco cético em relação aos jogos de Pokémon que não pertencem à série principal e por esse motivo nunca tinha jogado nenhum deles. Felizmente que surgiu a oportunidade de jogar este Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX.

O jogo é uma junção e remake dos dois jogos Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team e Red Rescue Team lançados em 2005, e começa de uma forma bastante interessante, com um questionário de personalidade, que resulta numa sugestão de um Pokémon para ser a nossa personagem. Depois de escolher a nossa personagem e o nosso companheiro da equipa de salvamento, começa o jogo e qual o objetivo do jogo? Tal como o nome indica resgatar Pokémons em dungeons tile-based (fez-me lembrar dos jogos civilization e x-com).

De início o jogo pareceu-me demasiado repetitivo, aleatório, com pouca diversidade de objetivos, com demasiados menus e com um nível de dificuldade demasiado baixo, mas ao avançar no jogo a minha opinião foi mudando e muito.

Começando, a história é muito boa, e anda à volta de duas perguntas:
1) será que a nossa personagem já foi um humano? Se sim, porque motivo ele se tornou um Pokémon?
2) porque motivo começaram a ocorrer diversos desastres naturais?

Depois, quando se perceber verdadeiramente os comandos do jogo e os objetivos, o que pode demorar algum tempo, ele deixa de parecer aleatório. O elevado número de menus torna-se necessário, a dificuldade vai aumentando e se não se recorrer aos comandos automáticos a dificuldade fica muito mais interessante e adequada.


Os objetivos não são tão poucos como pensava e surgiram três que me prenderam ao jogo: aumentar o rank da equipa de salvamento, recrutar para a equipa de salvamento um Pokémon de cada espécie disponível, entre os quais se inclui os lendários, e aumentar o nível dos meus Pokémons favoritos.

Concluindo achei o jogo muito bom e uma ótima alternativa aos jogos da série principal de Pokémon. A arte e a música foram muito bem implementadas. Quem jogou os originais vai adorá-lo e os fans de Pokémon, dungeons e estratégia tile-based também irão encontrar bastantes horas de diversão. Recomendo!




Por: Carlos Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails