Sempre fui um pouco cético em relação aos jogos de Pokémon que não pertencem à série principal e por esse motivo nunca tinha jogado nenhum deles. Felizmente que surgiu a oportunidade de jogar este Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX.
O jogo é uma junção e remake dos dois jogos Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team e Red Rescue Team lançados em 2005, e começa de uma forma bastante interessante, com um questionário de personalidade, que resulta numa sugestão de um Pokémon para ser a nossa personagem. Depois de escolher a nossa personagem e o nosso companheiro da equipa de salvamento, começa o jogo e qual o objetivo do jogo? Tal como o nome indica resgatar Pokémons em dungeons tile-based (fez-me lembrar dos jogos civilization e x-com).
De início o jogo pareceu-me demasiado repetitivo, aleatório, com pouca diversidade de objetivos, com demasiados menus e com um nível de dificuldade demasiado baixo, mas ao avançar no jogo a minha opinião foi mudando e muito.
Começando, a história é muito boa, e anda à volta de duas perguntas:
1) será que a nossa personagem já foi um humano? Se sim, porque motivo ele se tornou um Pokémon?
2) porque motivo começaram a ocorrer diversos desastres naturais?
Depois, quando se perceber verdadeiramente os comandos do jogo e os objetivos, o que pode demorar algum tempo, ele deixa de parecer aleatório. O elevado número de menus torna-se necessário, a dificuldade vai aumentando e se não se recorrer aos comandos automáticos a dificuldade fica muito mais interessante e adequada.
Os objetivos não são tão poucos como pensava e surgiram três que me prenderam ao jogo: aumentar o rank da equipa de salvamento, recrutar para a equipa de salvamento um Pokémon de cada espécie disponível, entre os quais se inclui os lendários, e aumentar o nível dos meus Pokémons favoritos.
Concluindo achei o jogo muito bom e uma ótima alternativa aos jogos da série principal de Pokémon. A arte e a música foram muito bem implementadas. Quem jogou os originais vai adorá-lo e os fans de Pokémon, dungeons e estratégia tile-based também irão encontrar bastantes horas de diversão. Recomendo!
Por: Carlos Agostinho
Sem comentários:
Enviar um comentário